Dirigente cubano destaca necessidade de maior articulação do movimento social na AL

“Os governos progressistas têm que aprender a dialogar com o campo popular”, declarou o representante da organização cubana Centro Memorial Martin Luther King, Leonel González, durante sua visita à sede da CTB em São Paulo na manhã desta quinta-feira (28).

González está no Brasil para articular junto aos movimentos sociais brasileiros estratégias para defender a democracia na América Latina através de espaços como a Unasul (União de Nações Sul-americanas), Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), Alba (Aliança Bolivariana para as Américas) entre outros.

O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, destacou a parceria da central com a Confederação dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e frisou as ações entidade, filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), na região.

O cubano demonstrou preocupação com o atual cenário político que se desenha com o avanço das forças conservadoras e de direita em países de grande influência comercial no continente como Argentina, Brasil e Venezuela.

Preocupação compartilhada pelo dirigente da CTB “Apesar de termos entrado em um novo ciclo de governos progressistas, que se iniciou com a vitória de Hugo Chávez na Venezuela, este processo não está consolidado e ainda está em constante disputa”, alertou o sindicalista.

Segundo ele, os acordos de livre comércio como Tisa, TPP, entre outros são exemplo desta nova forma de ameaça dos Estados Unidos e União Europeia que têm por objetivo subordinar os países aos interesses das transnacionais.

O cetebista aproveitou a oportunidade para convidar o cubano a promover uma ação continental em solidariedade aos povos latino-americanos no 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna) que ocorrerá em Montevideo, Uruguai em abril deste ano.

Érika Ceconi – Portal CTB