Foro de SP vibra com aprovação de lei que amplia direito das mulheres

“Mulher, lutar seus direitos conquistar”, entoaram as cerca de cem participantes do 2º Encontro de Mulheres, realizado na quinta-feira (1º), ao saberem pela deputada federal do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo, Janet Pietá, que a presidenta Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei nº 60/99, aprovado por unanimidade no Congresso Nacional, que amplia o atendimento às vítimas de violência sexual.

O evento faz parte das atividades do 19º Foro de São Paulo que ocorre na capital paulista desde a última quarta (31) e termina no próximo domingo (4), onde participam  delegações de diversos partidos da esquerda, movimentos sociais e ativistas de toda a América Latina e Caribe com o objetivo de fortalecer a integração regional.

Durante a tarde desta quinta, mulheres de vários países da América Latina, Caribe e Oriente Médio compartilharam as experiências em seus países e debateram sobre os avanços e o que ainda falta ser feito para o empoderamento das mulheres em todas as esferas.

As participantes receberam a notícia, dada em primeira mão, sobre a sanção da presidenta brasileira ao projeto de lei nº 60/99, que garante o atendimento imediato obrigatório e integração para quem sofre violência sexual, uma vitória na luta dos movimentos feministas.  “Esta será a concretização da Lei Maria da Penha”, expressou Pietá ao anunciar a sanção realizada nesta quinta por Dilma, apesar da oposição dos setores religiosos contrários a ele.

O projeto de lei garante o amparo médico, registro, profilaxia da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, além da coleta de material para que haja a identificação do agressor.

Leia abaixo nota emitida pelo Foro de São Paulo:

NOTA DE APOIO À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
2º ENCONTRO DE MULHERES DO 19º FORO DE SÃO PAULO

Nós, mulheres, militantes e dirigentes de partidos políticos de esquerda e de movimentos sociais progressistas da América Latina e Caribe, participantes do 2o Encontro de Mulheres do Foro de São Paulo, externamos nosso apoio à presidenta Dilma Rousseff.

É sabido que as elites e forças conservadoras em qualquer parte do mundo buscam a qualquer preço manter-se no poder para continuar explorando a maioria da população. Estão sempre à espreita, agindo nos bastidores para criar a situação ideal para a retomada do poder. Tais forcas ficam ainda mais inconformadas quando se deparam vencidas sob a liderança de uma mulher, Dilma Rousseff, mulher e presidenta de uma dos maiores países e economias do mundo ; empenhada em consolidar as transformações sociais que tiraram da indigência e da pobreza milhões de pessoas; dando-lhes dignidade e cidadania, é sim uma liderança a ser defendida.

Portanto, nós mulheres reunidas no 19o Foro de São Paulo, distintas em nossas origens, mais iguais em nossas lutas, anseios e superações; manifestamos aqui nosso apoio a Dilma Rousseff como mulher, como presidenta e como líder de governo. Cada uma de nós, onde quer que estejamos, daremos e buscaremos o apoio necessário para que a presidenta Dilma Rousseff e seu governo deem continuidade aos programas e ações para as mudanças necessárias e continuem transformando radicalmente a realidade socioeconômica e política brasileira.

Dilma lidera um governo que busca a igualdade de gênero, reconhece os direitos das mulheres do campo e da cidade, sem distinções de cor/raça/etnia, crenças religiosas ou orientação sexual, e tem trabalhado sistematicamente para o fortalecimento das mulheres e seus direitos, com aumento da autonomia econômica por meio de ampla inclusão no mercado de trabalho e na Educação, junto da participação na renda nacional produzida com o Programa Brasil Sem Miséria. Dilma reconhece o protagonismo das chefas de família outorgando-lhes o título de propriedade das casas construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida; e faz o real enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres, apoiada na Lei Maria da Penha.

Nesse sentido, e pautadas por experiências que muitas de nós trazemos de nossas países de origem, aproveitamos para conclamar a todas e todos que constituem o campo político democrático e popular para convergirem todas as forcas a fim de das todo o apoio necessário para que a presidenta Dilma Rousseff e seu governo possam continuar e aprofundar o projeto político de transformações sociais que já mudaram a face deste país, fazendo valer a vontade do povo, expressa pelo voto democrático.

A mobilização das forças do campo político democrático e popular é imprescindível para fazer com que os recentes e genuínos clamores das ruas não sejam manipulados por forças reacionárias e fascistas, contrárias às mudanças sociais que estão em andamento no Brasil.

Apoiamos a presidente Dilma Rousseff e seu governo, sobretudo pela postura democrática o que atuou frente às recentes manifestações populares que aconteceram no Brasil, dialogando com Movimentos Sociais e suas legítimas reivindicações e anseios, quando definiu ações estratégicas para atender estes anseios, inclusive propondo ao Congresso Nacional Brasileiro a realização de um Plebiscito Popular da Reforma Política.

Sim à reforma política! Sim à reforma tributária! Sim ao combate à corrupção! Sim à democracia! Sim a todas as mudanças necessárias para fazer com que este país continue se transformando até conquistas efetivamente igualdade e justiça social; e a pela igualdade política entre homens e mulheres!

2º Encontro de Mulheres do 19º Foro de São Paulo

Portal CTB