“Dilemas da Humanidade”: CTB defende unidade sindical e luta pelo socialismo em conferência na África do Sul

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou, através de seu Secretário Adjunto de Políticas Sociais, Carlos Rogério Nunes, da Conferência Internacional “Dilemas da Humanidade” nos dias 14 a 18 de outubro, em Johanesburgo, na África do Sul. O evento é de iniciativa de várias organizações populares, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda que se articulam a nível mundial com a Assembleia Internacional dos Povos – AIP.

O encontro contou com a participação de 500 militantes de 130 organizações de movimentos sociais, sindicais e de partidos políticos representando 75 países.

A Conferência teve como tema principal a luta em defesa do socialismo. As análises dos 5 dias do evento destacaram a crise sistêmica do capitalismo e a necessidade das organizações presentes de mudar esse sistema que já não serve mais ao progresso da humanidade.

“O papel do movimento sindical, dentre outros temas, foi relevante para a CTB. Fiz uma intervenção em plenária destacando a importância das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras desde o surgimento dos primeiros sindicatos no século XIX na Inglaterra, berço do capitalismo; a luta dos sindicatos e centrais sindicais de manter a unidade da classe trabalhadora tanto para os trabalhadores formais como para os informais e os desempregadas e; a defesa intransigente da superação do sistema capitalista pelo socialismo – um sistema justo para aqueles que produzem, são explorados e assalariados”, disse Carlos Rogério.

A reunião foi encerrada com a aprovação por consenso da “Carta de Johannesburgo”, um documento guia para a unidade dos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores e centrais sindicais e partidos políticos de esquerda: “O socialismo é uma necessidade alcançável”, é o lema da Carta.

Confira a “Carta de Johannesburgo” na íntegra.