Debate sobre a crise mundial marca o 2º dia do Congresso da UIS Metal

O segundo dia de congresso da UIS Metal foi marcado por um profundo debate sobre a necessidade de unidade da classe trabalhadora na atual conjuntura de crise so sistema capitalista. A mesa que abriu os debates foi composta pelo secretaário-adjunto da Federação Sindical Mundial, Valentin Pacho; pelo secretário-geral da entidade, Igor Urrutiloetxea; e pelo representante do Cebrapaz, José Reinaldo Carvalho.

Mais de 20 países diferentes enviaram delegações ao Brasil para o Congresso que segue em grande clima de unidade. Os metalúrgicos e mineradores, das mais variadas partes do mundo, expuseram os efeitos da crise do sistema capitalista em seus países e apontaram o enfrentamento às opressões desse sistema, com unidade das forças progressistas, como a saída para a mesma.

Outro ponto que foi debatido com profundidade durante o segundo dia de atividades foram as críticas ao imperialismo estadunidense. Nas palavras do diretor da Cebarpaz, José Reinaldo Carvalho, “os EUA, sob o comando de Barack Obama, têm no centro de sua estratégia a luta para manter a hegemonia política, econômica e militar no mundo”. Segundo o jornalista e editor do “Portal Vermelho”, não passa pela cabeça dos EUA compartilhar o poder no mundo. “Na estratégia de manutenção do poder, os EUA continuam voltados para a guerra, para o militarismo, para políticas de exploração dos povos”, completou.

Durante os debates foram valorizadas as vitórias das esquerdas na América Latina, em especial o papel desempenhado pelos governos de Cuba e pela liderança do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

uis metal4

Após o debate, antes do jantar, as mulheres metalúrgicas e da mineiração, presentes ao Congresso, se reuniram em uma plenária na qual discutiram a opressão de gênero e debateram a importância da organização das mulheres trabalhadoras de todo o mundo para que se alcancem mais direitos. Uma proposta de resolução será elaborada pelas presentes à plenária e encaminhada para a organização do Congresso para ser votada.

O 2º Congresso da UIS Metal está acontecendo no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, últimos dia dos trabalhos, os delegados e delegadas continuarão debatendo a situação de seu ramo de atividade ao redor do mundo. Ao final do evento, a nova Direção Executiva será definida para um mandato de cinco anos.

Com informações de José Roberto Medeiros (Sindimetal-RJ)
Fotos: Bruno Bou Haya