Recessão nos EUA: vendas da Ford e GM despencam em agosto

Na General Motors (GM) a queda foi um pouco menor, mas igualmente significativa. As vendas diminuíram 20,3% na comparação com agosto do ano passado, tendo caído de 385.529 unidades para 307.285 veículos neste intervalo.

Japoneses perdem menos

As japonesas Toyota e Honda apresentaram desempenho um pouco melhor. A fabricante do Corolla viu suas vendas recuarem 8,8%, para 118.606 veículos, enquanto a Honda registrou baixa de 7,3%, com a comercialização de 146.855 unidades em agosto nos Estados Unidos.

Segundo o vice-presidente de marketing e comunicação da Ford, Jim Farley, o segundo semestre do ano deve ser pior do que o primeiro para a montadora. "Nós esperamos que a segunda metade de 2008 seja mais desafiadora do que a primeira, com a continuidade das condições frágeis da economia e da crise de crédito ao consumo", disse o executivo em comunicado.

Diante das vendas fracas, a Ford reduziu hoje a previsão de produção para o segundo semestre de 940 mil para 890 mil veículos. O desempenho reflete a decadência das montadoras norte-americanas, que enfrentam uma séria crise interna e pouco a pouco vão perdendo espaço para suas concorrentes na Ásia e Europa. A GM já deixou de ser a primeira do mundo, cedendo lugar à japonesa Toyota, e, a exemplo da Ford, só acumula prejuízos nos Estados Unidos, embora sejam lucrativas no Brasil e na China. Para amenizar os problemas as duas empresas decidiram fechar unidades e postos de trabalho no interior da maior potência capitalista do mundo

(Da redação, com informações do Valor Online)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.