Da América Latina à Ásia, CTB denuncia ao mundo o avanço neoliberal no Brasil

No primeiro trimestre deste ano, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participa de diversas atividades internacionais, levando ao movimento sindical mundial informações sobre a situação do Brasil após o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff da presidência.

Com a ajuda de seus sindicatos ou a convite das entidades sindicais estrangeiras, a Central prestigia tais atividades e aproveita a oportunidade para denunciar as condições que a classe trabalhadora brasileira enfrentam com as medidas adotadas pelo governo golpista.

Acompanhe a Agenda Internacional da Central:

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, o vice-presidente da CTB, Divanilton Pereira, participou em Teerã, no Irã da Reunião do Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM).

De 28 de fevereiro a 4 de março, a secretária de Juventude da central, Luiza Bezerra, participa de curso de Formação para Jovens Sindicalistas em Pequim, na China. A atividade é promovida pela central chinesa ACFTU em conjunto com a FSM.

Nos dias 4 e 5 de março, A Federação Internacional Sindical de Ensino (Fise) realiza seu 18º Congresso no México e contará com a presença de sua vice-presidenta e secretária de políticas educacionais da Central, Marilene Betros, e da secretária de Comunicação da CTB, Raimunda Gomes.

Em 6 de março, o secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, Calos Muller, representará a Central na Reunião da Comissão Tripartite de Relações Internacionais – CTRI do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Que tratará, entre outros temas, sobre a 107ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT que será em junho na Suíça.

Já nos dias 8, 9 e 10 de março ocorrerá o Encontro Mundial de Mulheres da FSM no Panamá e será acompanhado pela secretária de Mulher Trabalhadora, Celina Arêas.

No dia 13 de março, Divanilton Pereira, participará da reunião dos membros do conselho presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM) Américas, que ocorrerá na Costa Rica.

O Fórum Social Mundial que será entre os dias 13 e 17 de março na Bahia será prestigiado por diversos cetebistas entre eles o presidente nacional, Adilson Araújo e o secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana.

Érika Ceconi – Portal CTB