Cuba relança campanha pela liberdade ‘dos cinco’

Em 12 de setembro, os cinco cubanos privados da liberdade nos Estados Unidos, cumprirão 10 anos na prisão. Organizações de solidariedade com Cuba em todo o mundo relançam a campanha para pedir justiça.

No sítio da campanha Liberem os 5 se informou que "em 4 de junho de 2008 o próprio Painel dos três juizes do 11º Circuito de Apelações de Atlanta tomou a injusta decisão de ratificar os veredictos de culpabilidade dos Cinco, mas o processo de apelação permanece em curso".

Em conseqüência, e ao cumprir 10 anos do encarceramento, foi relançado o recolhimento de assinatura pela liberdade dos presos cubanos nos Estados Unidos. Segundo o texto disponível para assinar "sobre eles pesam extensas condenações, resultado de um julgamento politizado, celebrado na cidade de Miami. Os Cinco ajudavam a monitorar planos terroristas organizados contra Cuba na Flórida por grupos cubanos de ultra-direita".

Explica também que "Os Cinco têm permanecido isolados nas prisões de máxima segurança, sob cruéis condições de reclusão, em violação de seus direitos humanos e das próprias leis estadunidenses. Lhes são privados, inclusive, o direito de receber as visitas de suas esposas".

Além do recolhimento de assinaturas, representantes de 242 organizações sindicais, sociais e políticas, de mais de 70 países, entregaram, às embaixadas norte-americanas, um documento onde exigem a liberdade para os Cinco Cubanos presos nos EUA.

A nota é da Pulsar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.