Cuba realiza concorrido evento contra a homofobia

Artistas e transformistas cubanos protagonizaram no último sábado (7) uma festa contra a homofobia no teatro Karl Marx de Havana, o mais importante da ilha, perante um efusivo público de cinco mil pessoas que foi para apoiar a causa da diversidade sexual.

O espetáculo reuniu populares cantores em Cuba, como Hayla e Maria Antonieta, reconhecidos artistas do transformismo, como Imperio, Margot e Chantal, junto a músicos, dançarinos e modelos.

O público, em sua maioria membros da comunidade gay, desfrutou de três horas de música com clássicos da canção cubana, famosas peças de musicais como “Cabaré” e “Cats”, e sucessos internacionais de artistas como Whitney Houston, Beyoncé e Rihanna.

A festa foi organizada pelo Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual) e é uma das atividades em Cuba pelo Dia Mundial contra a Homofobia. A diretora do Cenesex, Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raúl Castro, assistiu ao evento e recebeu homenagem dos artistas e do público, em um aparte da festa que também honrou a memória de sua mãe, a revolucionária Vilma Espín (1930-2007).

Além disso, participaram o presidente da União de Escritores e Artistas de Cuba, Miguel Barnet, e o Chefe do Departamento Ideológico do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Rolando Alfonso Borges. “Esta revolução torna-se muito mais invencível se todos e todas estivermos unidos”, afirmou Margot, um dos transformistas que conduziu o espetáculo, no qual eram vistas várias bandeiras do arco-íris na plateia.

A 4ª Jornada cubana contra a Homofobia se estenderá até o dia 17 de maio com atos em pelo menos dez das 15 províncias do país, e terá sua atividade central na cidade oriental de Santiago de Cuba. Com o apoio de outras instituições, o Cenesex organizou um programa que também inclui conferências, exposições, apresentações de livros, entre outros atos.

Nos últimos anos esse centro liderou uma insistente campanha para sensibilizar nos planos político e da opinião pública a respeito da diversidade sexual. Entre as conquistas do trabalho da instituição está a legalização das operações de mudança de sexo e a apresentação ao Parlamento de um projeto de lei que modificaria o Código de Família, com aspectos como a união legal entre casais homossexuais.

Fonte: EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.