Cuba e México assinam acordos de cooperação bilateral

HAVANA, 5 SET (ANSA) – Cuba e México assinaram hoje acordos bilaterais para fomentar projetos conjuntos nos setores agropecuário, científico-tecnológico e também relacionados ao meio ambiente.

"Creio que estabelecemos um elo superior de cooperação bilateral", disse à imprensa o vice-ministro cubano para o Investimento Estrangeiro e a Colaboração Econômica, Orlando Requeijo.

Durante a Comissão Mista de Cooperação para o Desenvolvimento Cuba-México, realizada em Havana, também foram anunciadas medidas nas áreas de recursos naturais, segurança social, comunicação e transporte.

O governo mexicano anunciou ainda o envio de ajuda humanitária a Cuba, após a passagem do furacão Gustav que, segundo Fidel Castro, caiu na ilha como uma "bomba nuclear".

O presidente da Unidade de Relações Econômicas e Cooperação Internacional da Chancelaria mexicana, Luz María de la Mora, declarou que seu governo ficou "satisfeito" com os novos acordos binacionais.

Requeijo informou que se estuda também a possibilidade de operações cooperativas triangulares, com países outros.

Cuba e México quase romperam relações durante o mandato do presidente mexicano Vicente Fox (2000 – 2006), o qual foi considerado pelo governo de Havana como um "aliado" de Washington "em políticas anticubanas".

Está prevista uma visita oficial a Cuba do atual presidente do México, Felipe Calderón, mas ainda não há data definida. (ANSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.