CTC e FSM convocam sindicatos para curso de Atualização Política em Havana

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) e a Secretaria para as Américas da Federação Sindical Mundial (FSM), por meio da Escola Nacional de Quadros Sindicais “Lazaro Peña”, convocam as organizações sindicais de toda América Latina e do Caribe a participar do curso de “Atualização Política para a Ação Sindical”, parte integrante do programa de atividades a ser realizado em Havana no marco das festividades do 1º de Maio.

De acordo com os organizadores, neste ano o curso (entre 23 de abril a 2 de maio) será dedicado à juventude trabalhadora, por sua importância para preparar as próximas gerações do movimento sindical latino-americano. “Pedimos às organizações sindicais que priorizem o envio de participantes que sejam jovens dirigentes sindicais”, diz a convocação para o curso.

A atual crise capitalista, suas causas e consequência serão temas fundamentais do curso, assim como seu impacto sobre a classe trabalhadora e o movimento sindical. Por meio de oficinas, conferências e aulas especiais, haverá um grande intercâmbio de informações para municiar os participantes de ferramentas importantes para as lutas em seus respectivos países.

Por coincidir com o 1º de Maio, os participantes terão direito a acompanhar todas as atividades promovidas pela CTC, como o Desfile pelo Dia do Trabalhador, o Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e o Encontro da FSM com as organizações que vierem ao país para acompanhar os festejos.

Custos e outras informações

O custo da matrícula para o curso é de $ 350,00 CUC (moeda conversível cubana). O pagamento desse valor inclui também transporte de ida e volta desde o aeroporto de Havana, as atividades do programa oficial do curso e a hospedagem.

A estadia será no Hotel “Puesta del Sol”, que faz parte das instalações da CTC, localizado na Rua 264 Esquina A.33, San Agustin, La Lisa, Cdad Havana. Email: [email protected] Tel: (537) 261-7022/ 262-7605.

Os interessados em participar do curso devem entrar em contato com a organização até 10 de abril e informar os seguintes dados:

– nomes e sobrenomes;
– organização sindical a que pertence (nome completo), assim como o cargo ocupado;
– país e cidadania;
– número de passaporte, com data de emissão e de expiração.

Os participantes deverão enviar as informações da viagem (data de chegada a Cuba e número do voo) antes de 20 de abril. A CTC solicita também que, em seu processo de seleção dos participantes do curso, as organizações sindicais optem por companheiros que disponham de condições de saúde que permitam executar, sem limitações, todo o programa docente.

As solicitações (assim como maiores informações) devem ser feitas por meio dos contatos abaixo:

Secretaría Regional América
Federación Sindical Mundial