CTB recebe cônsul-geral da Venezuela em São Paulo e fortalece relações

“A unidade é fundamental para todo o continente neste momento”, declarou o cônsul-geral da Venezuela em São Paulo, Manuel Vadell, em visita à sede da CTB, na tarde desta sexta-feira (22).

O encontro contou com a presença do vice-presidente da central, Nivaldo Santana e do secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira, além de dirigentes cetebistas.

Nivaldo apresentou a central para o cônsul e fez questão de destacar que “a CTB está de portas abertas para o consulado, temos interesse em fortalecer a relação consular com os trabalhadores”, informou.

Vadell também demostrou interesse em se aproximar dos movimentos sociais. “Temos que criar espaços construção conjunta entre partidos políticos, centrais sindicais”, frisou. Neste sentido, ele sinalizou que, em conjunto com cônsules de outros países, pretende lançar um grupo consular da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) para dar mais visibilidade ao movimento.

O cônsul expôs a situação vivida em seu país, que enfrenta uma crise agravada pela morte de Hugo Chávez, em 2013. Segundo ele a oposição apostou na derrota de Nicolás Maduro e como não ocorreu o governo vem sofrendo diversas tentativas de golpe, sabotagem e boicote financeiro internacional.

“Estamos vivendo uma guerra. Há uma campanha da oposição contra o Estado Venezuelano”, disse ao fazer uma comparação com o Brasil onde a presidenta Dilma Rousseff também está diante de uma resistência da direita. Diante deste contexto na América Latina, Vadell reforçou a importância em continuar com ações de integração.

No fim da apresentação, Divanilton formalizou para o cônsul o convite para que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, participe do “Ato Anti-imperialista”, que ocorrerá no aniversário dos 70 anos da Federação Sindical Mundial, no dia 3 de outubro.

Portal CTB