CTB promove atos no Dia Internacional de Ação da Federação Sindical Mundial

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, na manhã desta terça-feira (3) no sindicato dos Marceneiros em São Paulo, um debate sobre a questão dos imigrantes e refugiados.

Dia Internacional de Ação: CTB realiza encontros sobre a questão dos imigrantes e refugiados

A atividade ocorre em vários países todos os anos nesta data e marca a fundação da Federação Sindical Mundial (FSM) no chamado Dia Internacional da Ação da classe trabalhadora.

“É muito importante essa apropriação do tema pelo movimento sindical”, expressou o coordenador executivo do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Paulo Illes que fez uma palestra sobre o assunto.

Representando o deputado Orlando Silva, que foi relator da nova lei de migração, o assessor Rodrigo de Carvalho destacou a necessidade de garantir os direitos trabalhistas aos imigrantes para impedir que sejam vítimas de exploração.

whatsapp image 2017 10 03 at 14.43.49

A secretária de Imprensa e Comunicação, Raimunda Gomes representou a central na atividade. Ela informou que o Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais (FNMT), do qual a CTB faz parte, discute a questão. A secretária a Mulher da CTB São Paulo, Gicéli Bitencourt e o diretor do sindicato dos Marceneiros, Pedro Mesquista também integraram a mesa.

O evento contou com a participação do representante da União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH), Tierry, que contou sobre sua experiência  e destacou a importância da solidariedade internacional com os imigrantes e refugiados. 

tierre haitianos

Na Bahia,  a Federação Latino Americana dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (Flemacon) organizou uma atividade em parceria com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). 

fsm bahia ctb

No Rio de Janeiro, os sindicalistas também lembrarm a data durante marcha contra privatizações que ocorre desde a manhã de hoje e conta com a presença de diversas categorias. O presidente da CTB-RJ, Paulo Farias representa a central.  

whatsapp image 2017 10 03 at 14.53.14

De acordo com dados da Polícia Federal existem cerca de 1.730.000 imigrantes no Brasil e 14 mil refugiados, sendo que a maior migração dos últimos anos no país foi dos haitianos.

Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.