CTB participará de reunião do Conselho Presidencial da FSM na Itália

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, a CTB marcará presença na Reunião do Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial que será celebrada em Roma, na Itália, para fazer um balanço das atividades realizadas no último ano e também o planejamento das ações para o próximo.

Representando a Central Sindical estão dirigente nacional da CTB e vice-presidente da FSM, João Batista Lemos, o secretário de Relações Internacionais e coordenador da FSM para o Cone Sul, Divanilton Pereira e o presidente nacional Adilson Araújo.

De acordo com Batista, o encontro irá aprofundar as discussões sobre a organização sindical internacional. “A CTB tem uma visão internacionalista classista. Com a crise econômica, o capital busca uma saída para colocar sua crise nas costas da classe trabalhadora e não podemos permitir que isso ocorra”, declarou o cetebista.

Em 2015, a Federação Sindical Mundial completará 70 anos e para comemorar a data serão planejadas ações nos cinco continentes a partir do dia 3 de outubro deste ano, data em que a federação foi fundada e quando é celebrado o Dia Internacional de Ação. Além do planejamento desta atividade, a reunião abordará temas como formação,  organização e comunicação da entidade. Também será deliberado sobre a filiação de organizações à FSM e a constituição de novas UIS (União Internacional dos Sindicatos).   

Segundo Divanilton, a CTB vem desempenhando, em seus seis anos de existência, um papel destacado no cenário internacional e no fortalecimento da FSM. Para o secretário de Relações Internacionais o fato de um brasileiro assumir a secretaria geral da UIS Metal e de estar na organização do Encontro Sindical Nossa América (ESNA) são demonstrações deste protagonismo.

Por sua vez, Adilson expressou que a Central Sindical vem adquirindo respeito e reconhecimento entre os principais atores do sindicalimo internacional. “A CTB está aprofundando os debates internacionais com propriedade, sobretudo, a partir da compreensão de que devemos ter implementar o programa da FSM e da plataforma em defesa dos interesses da classe trabalhadora”.  

Além de participar da reunião do conselho os sindicalistas viajarão dias antes para conhecer a sede da Federação Sindical Mundial, que fica em Atenas, Grécia, a convite do secretário-geral da organização George Mavrikos.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.