CTB participa do International Labour Conclave 2023 na Índia

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), está presente no “International Labour Conclave 2023”, em Thiruvananthapuram, Kerala, na Índia, que vai do dia 24 ao 26 de maio. O Conclave, é a Conferência Internacional do Trabalho e define as políticas gerais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ocorre uma vez por ano em junho, em Genebra, na Suíça. A Conferência anual reúne delegados de governos, trabalhadores e empregadores dos Estados membros da OIT. Frequentemente chamada de parlamento internacional do trabalho, a Conferência estabelece e adota normas trabalhistas internacionais, é um fórum para discussão de questões sociais e trabalhistas importantes. Também segue o orçamento da Organização e elege o Corpo Governante.

O Conclave testemunhará um discurso envolvente sobre os direitos dos trabalhadores e práticas trabalhistas em Kerala e no contexto mais amplo da Índia e do mundo. O evento receberá eminentes estudiosos, especialistas, profissionais e líderes sindicais em todo o mundo para discutir problemas e desafios enfrentados pelos trabalhadores e pelo mundo do trabalho.

Kerala é um Estado dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Marxista) desde a década de 1950, reeleito inúmeras vezes. O primeiro dia do Conclave teve a participação do Ministro Chefe de Kerala Shri. Pinarayi Vijayan e do Ministro de Educação e Trabalho Shri. Sivankutty. A Índia é um dos membros fundadores da OIT, tornou-se membro permanente em 1922, e mantém um vínculo especial com a organização há 100 anos. O governo indiano, as federações sindicais nacionais e as principais associações de empregadores são partes constituintes da OIT.

No último dia do Conclave, o secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, sobe ao palco para proferir palestra na Mesa das representações internacionais, e falou mais sobre o evento. “O conclave demonstra o esforço de governos progressistas em garantir os direitos dos trabalhadores. O Estado de Kerala, na Índia, está sintonizado com as questões relativas ao chamado “capitalismo de plataformas” e disposto a não permitir que estas plataformas digitais precarizem o trabalho”, disse Ronaldo.

Confira a programação do evento

INTERNATIONAL-LABOUR-CONCLAVE-Brochure-New