CTB participa do Congresso Mundial de Professores, na Venezuela

Com uma delegação de 13 dirigentes, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participará do Congresso Mundial de Professores (FISE) entre os dias 19 e 20 de setembro, na Venezuela.

Organizado pelas Federação Sindical Mundial (FSM), Federação Internacional dos Sindicatos dos Professores (FISE) e pela União Nacional Força Unitária magistral da Venezuela (SINAFUM), o encontro reunirá professores de 32 países dos cinco continentes.

Com o objetivo de discutir e tomar decisões importantes para a coordenação internacional no setor da educação, no qual há problemas particularmente graves nas atuais relações de produção capitalistas e decisões políticas da burguesia. Sobre as intervenções dos monopólios transnacionais no campo da educação.

O Congresso da FISE irá abordar os seguintes pontos:

– O acesso à educação básica e taxa de alfabetização em cada país.

– A redução contínua do financiamento estatal para a educação, a deterioração da educação pública nos países com os governos capitalistas.

– Combater a privatização da educação

– A qualidade e o custo da educação em relação ao conteúdo e infra-estrutura física (número de alunos por turma, falta de professores, o ensino, a compra de livros, etc)

– A educação e formação de professores

– As relações de trabalho e condições de trabalho dos professores e todos aqueles que trabalham em instituições educacional.

O Congresso Mundial também irá discutir o relatório da ação, decidir sobre um novo plano de ação e eleger o sua nova diretiva.

Sendo assim, com base no princípio de que a educação é uma questão fundamental para a classe trabalhadora e para as crianças, e uma questão-chave para o progresso da sociedade, o FISE se propõem a debater com as representantes dos países fortalecendo a integração. “O Congresso a nível internacional pela educação vai fortalecer a entidade do FSM, isso é muito importante. Além do mais, iremos discutir a educação no processo de mudança da sociedade mundial”, comentou Celina Arêas, secretária de Formação e Cultura da CTB.

Outro fator importante é que o Congresso Mundial acontecerá em meio à crise financeira que vive o capitalismo, na qual a classe trabalhadora está sendo a mais afetada. Esse será o momento para fortalecer as demandas trabalhistas, de salários e segurança social dos professores. Além de retificar a luta em prol de uma educação pública e gratuita para todos. “Consideramos o Congresso um momento de organização de um setor importante que é a educação, sendo a base para o desenvolvimento dos povos. Os cinco continentes ligados ao movimento social classista, justamente no período de crise mundial é algo muito significativo. É nesse sentido que o sindicalismo precisa agrupar suas forças na luta em prol de uma educação de qualidade para todos”, declarou Marilene Betros, dirigente nacional da CTB.

Compartilha da mesma opinião Márcia Machado, vice-presidenta da CTB . “A participação da CTB neste Congresso internacional de educação se reveste de grande importância, dado que é um momento que requer dos trabalhadores e das trabalhadoras um olhar atento à conjuntura internacional, de um  mundo capitalista e liberal em crise, onde os reflexos nefastos sobre os trabalhadores são cada vez mais sentidos, pelo receituário que os países do eixo capitalista tem empreendido em especial a flexibilização de direitos e condições de vida dos trabalhadores”, declarou.

Apoio a Hugo Chávez

E para a construção de uma educação pública de qualidade, os países precisam eleger governantes que assumam esse compromisso de trabalhar por esse propósito. E a Venezuela, sede do Congresso da FISE, está vivendo também um período eleitoral, as eleições presidenciais acontecerão no próximo dia 07 de outubro.

Uma grande campanha em prol do presidente Hugo Chávez está sendo realizada em vários países, que entendem o quão importante é sua permanência no cargo, a CTB também apoia a reeleição de Chávez e levará sua solidariedade durante o Congresso. “Esse momento é importante para nós, que estivamos nesse processo de integração da América Latina, nós passamos por isso no Brasil quando o ex-presidente Lula deixou sua sucessora Dilma na presidência com o apoio total do povo brasileiro. Agora a Venezuela vive por esse momento, entendemos que Chávez é importante para a construção do processo democrático para continuarmos avançando com as forças progressivas”, afirmou a dirigente da CTB.

Compartilhando da mesma posição a secretária de formação e cultura da CTB expressa apoio e solidariedade para com Chávez. “Vamos discutir o processo eleitoral venezuelano, pois entendemos que o presidente é importante nesse enfrentamento que a America Latina vem travando contra o imperialismo e suas forças capitalistas”, afirmou.

Paula Farias – Portal CTB