Cetebistas participam de Seminário Internacional na China

Sindicalistas brasileiros e chineses estão reunidos em Pequim desde a última segunda-feira (8) para participar do Seminário China-Brasil sobre Trabalho Sindical.

O evento, que ocorre até o dia 18, irá discutir pautas que envolvem a classe trabalhadora em todo o mundo, com temas voltados para organização e cooperação internacional.

A CTB está sendo representada pelo presidente do Sintaema (Sindicato Trabalhadores em Agua, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo), René Vicente. Leia aqui a íntegra da intervenção da central sindical em português e chinês.

Também integram a delegação brasileira o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, a vice-presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Valeria Gonçalves, o secretário de política agrícola da Contag, David Rodrigues Wylkerson e Lucas Almeida do Sindicato dos Petroleiros da Bahia.

Júlio vai aproveitar o convite do governo chinês para se reunir também com membros da direção da Jac Motors. A montadora anunciou que vai construir uma unidade em Camaçari, mas, até agora, não há sinais concretos de que esta iniciativa vai sair do papel.

“Vamos conversar abertamente com a matriz da Jac Motors sobre os planos para Camaçari, pois seria muito importante a chegada de uma fábrica desse porte, para a geração de empregos em toda a Região Metropolitana de Salvador. A nossa intenção é esclarecer os reais objetivos da empresa”, destaca Júlio Bonfim.

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari