CTB e FSM participam de homenagem aos 50 anos da vitória cubana em Praia Girón

A CTB e a Federação Sindical Mundial (FSM) participaram nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de São Paulo, de um ato em homenagem aos 50 anos da vitória do povo cubano contra os Estados Unidos na batalha de Praia Girón. A iniciativa partiu do vereador Jamil Murad (PCdoB-SP) e contou com a presença de diversos movimentos sociais e representantes de partidos políticos, além da presença do cônsul de Cuba, Aldo Fidel Amaro.

Coube ao diplomata cubano a tarefa de realizar uma breve exposição sobre a importância dos 50 anos da batalha de Praia Girón. A invasão teve início com um bombardeio repentino às bases aéreas cubanas, mas bastaram 72 horas para que o povo cubano vencesse a brigada mercenária treinada durante meses pela CIA. No enterro das vítimas do ataque, Fidel Castro proclamou o caráter socialista da revolução, caminho que já vinha se desenhando por meio das medidas tomadas pelo novo governo desde o final dos anos 1960.

Para Aldo Fidel, desde o episódio de 50 anos atrás, ficou evidente para todos os cubanos que “a defesa da Pátria socialista é um dever de toda a população”. De acordo com o cônsul, os recentes resultados do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba mostram que o povo de seu país “deseja seguir lutando unido para mostrar que a Revolução garantirá o futuro do país”.

Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, reafirmou os laços do movimento sindical brasileiro com o povo cubano e se solidarizou à importante homenagem pelos 50 anos da batalha contra o imperialismo. João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da central, falou também em nome da FSM, na condição de vice-presidente da entidade, e destacou a histórica força moral do povo cubano, demonstrada em inúmeras ocasiões ao longo das últimas décadas.

”A defesa da Revolução e de seu caráter socialista fez com que em menos de três dias as forças invasoras fossem derrotadas no campo de batalha, tendo à frente de seu povo o comandante-em-chefe Fidel Castro”, destacou Batista. O dirigente também reafirmou sua confiança nos resultados do recente Congresso do PCC e definiu-o como um exemplo. “Estamos certos de que o povo cubano sabe para onde ruma. Estamos convencidos de que mais uma vez o povo cubano nos deu uma lição”.

Para o vereador Jamil Murad, responsável pela idealização do ato, o episódio de Praia Girón mostra não apenas a disposição dos cubanos em construir um novo país como também o caráter da ofensiva estadunidense para minar o caminho socialista escolhido pela Ilha.  “Quando vemos o que países como os Estados Unidos, a França, a Inglaterra e outros estão fazendo no Oriente Médio, aí é que vemos a importância do que houve há 50 anos em Praia Girón”, afirmou.

O cônsul Aldo Fidel, por sua vez, fez questão de destacar a histórica relação de amizade e cooperação existente entre os povos do Brasil e de Cuba. “Quando falamos do futuro da Revolução, sabemos que continuaremos com o apoio dos brasileiros e de outros lutadores latino-americanos, pois sabemos que vocês entendem nossas dificuldades e sentimentos”, salientou.

Fernando Damasceno – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.