CTB participa de Encontro Sindical Anti-imperialista na Bolívia

A CTB se prepara para participar do encontro “O papel do movimento sindical internacional frente ao imperialismo e em defensa dos povos do mundo”, que ocorrerá entre os dias 30 de junho e 2 de julho em Cochabamba, na Bolívia.

Leia também: FSM realiza Encontro Sindical Anti-imperialista na Bolívia

“Não podemos baixar a guarda perante o império”, enfatizou o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, ao informar que na ocasião estarão reunidos classistas de todo o mundo para reforçar a importância da integração regional na luta contra o imperialismo.

A data escolhida para realizar o encontro é simbólica na resistência do país andino contra agressões a sua soberania, pois no dia dois de julho de 2014 completa-se um ano do sequestro do avião presidencial boliviano.

Evo Morales e sua delegação retornavam de Moscou e foram impedidos de sobrevoarem o espaço aéreo de Portugal, França, Itália e Espanha, por ordem dos Estados Unidos, e foram obrigados a fazer um pouso forçado na Áustria onde ficaram retido por quatorze horas.

O presidente boliviano relatou, na oportunidade, uma tentativa de chantagem feita por um diplomata espanhol que queria revistar a aeronave porque os Estados Unidos achavam que o ex-espião da CIA, Edward Snowden , que revelou as ações de espionagem do governo norte-americano estivesse a bordo.

Durante as atividades o conselho presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM) – que está organizando o evento junto com a Central Obreira Boliviana (COB) – irá se reunir para debater o plano de ação para 2014 no Cone Sul e também organizarão a conferência em comemoração aos 70 anos da FSM que será realizado no Brasil.

A presença do presidente boliviano não está descartada, segundo a central sindical anfitriã. Leia aqui a íntegra da convocatória em espanhol

Programação:

Segunda-feira (30/06)
08h00 – 12h00 Recepção das delegações
09h00 – 12h00 Credenciamento das delegações e personalidades mundiais e nacionais.
10:30 – 11:00 Intervalo
12:30 – 14:00 Almoço