CTB participa de ato em solidariedade ao povo paraguaio em São Paulo

“Lugo amigo o povo está contigo”. Foi com essas palavras que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ao lado das demais centrais sindicais, de entidades do movimento estudantil e movimentos independentes paraguaios no Brasil, participou na tarde desta segunda-feira (25) de um ato unificado em solidariedade ao ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, em frente ao consulado do Paraguai, em São Paulo.

O ato demonstrou que os trabalhadores brasileiros e a sociedade civil organizada estão ao lado do povo paraguaio, que enfrenta um golpe de estado apoiado pela elite paraguaia, grandes latifundiários e empresários, com o consentimento norte-americano e até mesmo de fazendeiros e de uma grande parte da mídia brasileira. “Nós da CTB apoiamos Fernando Lugo, que estava enfrentando uma briga dura, já que tinha em seu governo representantes esquerdistas. E estava tentando realizar as reformas sociais necessárias ao Paraguai. Esse é o motivo do golpe”, destacou Wagner Gomes, presidente nacional da CTB.

Durante as intervenções, foi reafirmado que o golpe no Paraguai é um golpe contra a democracia em toda a América Latina, uma ofensiva do imperialismo norte-americano contra os povos e que a unidade neste momento é fundamental para enfrentar mais essa crise. “Eles estão tentando acabar com a democracia na América Latina, tentaram derrubar Evo Morales, Hugo Chávez, Rafael Correa e não conseguiram, mas agora tiraram o Lugo e o próximo na lista da ofensiva imperialista quem será?”, questionou o presidente nacional da CTB.

golpe_no_paraguai_1

Diante da pressão das centrais sindicais e dos movimentos sociais, representantes do consulado receberam uma comissão representativa do ato, que entregaram um manifesto de repúdio ao golpe exigindo a volta imediata do Fernando Lugo ao poder.

Ao final do ato ficou estabelecido que outras manifestações acontecerão em solidariedade ao povo paraguaio nos próximos dias, até que a ordem e a democracia voltem a ser respeitadas no país vizinho.

Paula Farias – Portal CTB