CTB participa de 11º Congresso dos Trabalhadores do Transporte na Turquia

A Federação Sindical Mundial (FSM) e a CTB participaram do 11º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte da Turquia (Nakliyat-IS, sigla em turco), que ocorreu na última quarta-feira (27).

A CTB foi representada por Luiza Bezerra que está fazendo um intercambio na sede da FSM na Grécia. Segundo ela, o presidente do sindicato, Ali Riza Kucukosmanoglu, aproveitou a oportunidade para denunciar o capitalismo e também demostrar sua solidariedade internacional.

“Os Estados Unidos e seus aliados são os grandes responsáveis pelas guerras e pelas ondas de refugiados que estamos presenciando já que as intervenções imperialistas realizadas no Oriente Médio têm piorado, a cada dia, a situação da região expulsando as pessoas de seus países de origem, especialmente a Síria”, alertou o sindicalista.

Em relação à América Latina que atualmente está sofrendo um avanço da direita conservadora colocando em risco o ciclo de governos progressistas na região, Kucukosmanoglu, acredita que o movimento sindical de orientação classista precisa estar mais unido e forte para enfrentar a situação.

Outro tema abordado na atividade foi o da classe trabalhadora da Turquia. “O governo está tentando fazer com que os trabalhadores paguem pela crise mundial”, frisou o turco, que lembrou do caso da explosão em uma mina de carvão na cidade de Soma que matou mais de 300 pessoas. A FSM e a CTB se solidarizaram e apoiaram a população daquele país durante o período que desencadeou diversas greves e mobilização popular, esta ação foi reconhecida e parabenizada durante o Congresso.

Em nome da CTB e da FSM, Luiza Bezerra, expôs em sua intervenção a atual conjuntura brasileira e destacou que “a solidariedade internacional entre os trabalhadores é fundamental para combater as ações imperialistas”. Ela também apontou a preocupação da central com a questão dos refugiados na Europa, além dos desdobramentos do caso da falta de segurança e descaso do governo turco com a classe trabalhadora que resultou na morte de centenas em Soma.

A cetebista encerrou sua fala fazendo uma convocatória para o 17º Congresso Sindical Mundial da FSM, que ocorrerá de 5 a 8 de outubro na África do Sul.

Portal CTB com informações de Luiza Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.