CTB participa da 3ª Caravana da Saúde e 1ª da Educação a Cuba

De 18 a 29 de novembro, acontece em Cuba a 3ª Caravana da Saúde e 1ª da Educação a Cuba, que atrai profissionais e ativistas de todo o mundo. Neste ano, a CTB estará representada no evento.

O encontro tem como objetivo mostrar aos viajantes os métodos de funcionamento do sistema de saúde cubano, os níveis de atenção à saúde da população e um panorama geral de como a medicina da ilha se destacou ao dar mais foco aos tratamentos preventivos. Em 2014, o programa incluirá também visitas a escolas e outras estruturas do sistema educacional cubano.

A proposta é fazer um intercâmbio e trocar experiências com profissionais de saúde e de educação do Brasil e de Cuba, conhecer a história, política, cultura e pontos turísticos. Pontos altos do passeio incluem uma visita ao Instituto Finlay, onde são produzidas anualmente milhões de vacinas, à sede da Central de Trabalhadores de Cuba e ao Museu de Belas Artes de Havana. Para a parte de educação, a visita mais importante será ao Instituto de Educação Enrique José Varona, onde haverá intenso contato com educadores do país.

“É importantíssimo que estejamos presentes nesse momento de confraternização com os companheiros cubanos. Cuba tem a melhor educação das Américas e é um exemplo na área da Saúde. Foi fundamental para o Mais Médicos e continuará sendo, no Brasil e em todo o mundo. A CTB precisa dar sua contribuição nesse diálogo”, disse a secretária de Comunicação da CTB, Doquinha Gomes, ao embarcar para a ilha. Junto dela estavam Marcia Viotto, assessora da secretaria nacional das Mulheres, e Gilda Almeida, secretária adjunta de Finanças.