CTB manifesta solidariedade ao povo grego

“Expressamos toda a nossa solidariedade ao povo grego e, especialmente, à Frente Militante de Todos os Trabalhadores (Pame, por sua sigla em grego), neste momento em que a classe trabalhadora sofre com medidas de austeridade impostas pela Troika”, declarou o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, para o secretário-geral da Federação Sindical Mundial (FSM), George Mavrikos, em videoconferência realizada nesta quinta-feira (23).

Leia também: A Grécia e a faceta espúria do capitalismo

George Mavrikos agradeceu o apoio da CTB diante da crise econômica que o país está enfrentando. Na madrugada desta quinta (23), o parlamento grego aprovou as reformas exigidas pelos credores europeus para negociar o terceiro resgate financeiro para o país no valor de 86 bilhões de euros.

No dia 5 de julho, a Grécia realizou um referendo no qual mais de 60% da população disse “não” para a realização de um acordo com a troika (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) que resultasse em medidas de austeridade que prejudicariam a população.

Apesar do resultado, dias após a consulta popular o governo grego fez um acordo com os credores que contempla a mudança na aposentadoria, aumento de impostos e privatizações entre outras ações.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras reconheceu que o acordo é um texto em que ele não acredita, mas que o assinou para “evitar um desastre para o país”. No dia em que o parlamento debateu a aprovação do acordo milhares de gregos saíram às ruas em protesto.“Rejeitamos cortes salariais ou na aposentadoria, qualquer abolição dos direitos dos trabalhadores”, diz comunicado do Pame, divulgado após a manifestação do dia 15 de julho. 

Durante o diálogo, as organizações sindicais também acertaram detalhes do Simpósio Internacional em alusão aos 70 anos da FSM, que será realizado na cidade de São Paulo entre os dias 1 e 3 de outubro (data de sua fundação) e contará com a presença de representantes de todo o mundo.

Érika Ceconi – Portal CTB 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.