CTB exige libertação de antiterroristas cubanos

Neste 12 de setembro, completa-se 15 anos da injusta prisão dos Cinco Cubanos, que foram detidos nos Estados Unidos por evitar ações terroristas contra a ilha caribenha.  

Para lembrar a data, serão feitas atividades em vários partes do mundo em solidariedade aos heróis cubanos. Em São Paulo haverá uma exposição com fotos e vídeos que contará a história de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René Gonzáles, que recentemente conseguiu sua liberdade e está liderando a campanha pela libertação de seus companheiros. 

O cônsul geral de Cuba em São Paulo, Alexander Quintana Cañete, afirmou que as atividades “farão um chamado para sensibilizar a população norte-americana pela libertação dos Cinco Cubanos”,  ele explicou que as manifestações terão como símbolo a fita amarela, que nos Estados Unidos é  usada como esperança de que alguém que está longe de casa retorne, essa tradição é tema da canção “Tie a Yellow Ribbon Around the Old Oak Tree” (amarre uma fita amarela ao redor da velha árvore de carvalho), tema da campanha mundial pela libertação dos Cubanos.  

Para o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, a luta pela liberdade dos cubanos simboliza a solidariedade internacional em torno do projeto político que Cuba representa e que por isso, há mais de 50 anos sofre um boicote econômico imposto pelos Estados Unidos. 

Divanilton destacou ainda que “a CTB é partícipe histórica dessa luta por compreender que Cuba é uma referência para que hoje a América Latina esteja em outro patamar, por isso a CTB conclama os estados a multiplicarem esta atividade que antes de tudo é anti-imperialista”. 

O ato na capital paulista, que é organizado pelo Consulado da República de Cuba em São Paulo, ocorrerá nesta quinta-feira (12) a partir das 19horas no Memorial da América Latina, que fica perto da estação barra funda do metrô. 

Ouça a música “Tie a Yellow Ribbon Around the Old Oak Tree

{youtube width=”505″ height=”450″}LtLiglq5asQ{/youtube}

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.