CTB e organização sindical chinesa firmam acordos de cooperação e amizade

A União Sindical da província de Anhui, na China, entidade liderada pela central ACFTU (All China Federation of Trade Unions), e a CTB assinaram, nesta sexta-feira (11), acordos de cooperação e amizade. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), na sede da CTB nacional, em São Paulo.

As organizações sindicais brasileira e chinesa se comprometeram a estimular a cooperação entre os dois países, assim como promover o intercâmbio nas áreas de participação sindical, legislação laboral, tripartismo, segurança e saúde dos trabalhadores.

mesatotdos0k

O acordo foi assinado pelo presidente da CTB, Adilson Araújo, e pelo vice-presidente da União Sindical da província de Anhui, Xu Xiadong, durante a visita da delegação chinesa ao país a convite da central brasileira.

assinatura1
Na ocasião, Araújo informou aos chineses a atual conjuntura política e o papel dos sindicatos na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Coube ao secretário-geral, Wagner Gomes, mostrar o crescimento da CTB e sua atuação nestes 7 anos de existência.

Como parte das apresentações, o presidente da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Marcelino Rocha, fez uma exposição sobre a realidade dos trabalhadores do ramo.

O vice-presidente da União Internacional dos Sindicatos (UIS) Serviços Públicos, Wagner Rodrigues, falou sobre a situação da categoria no Brasil. Por último o CES, representado por sua coordenadora, Gilda Almeida, informou sobre seu trabalho na formação sindical.

Xu Xiadong agradeceu pela recepção e demostrou interesse em trocar informações a partir da experiência da CTB. Como retribuição à visita, o chinês fez o convite para que os brasileiros conheçam o sindicato na China.

apertodemao
Araújo aproveitou a oportunidade para convidá-los a participar do Simpósio Internacional em homenagem aos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM), que ocorrerá de 1 a 3 de outubro em São Paulo.

Além dos metalúrgicos e servidores públicos, participaram da atividade representantes de diversas categorias como educação, bancários entre outras. A delegação chinesa foi composta pelos presidentes da União Sindical dos Municípios de Xuancheng e Chuzhou; Zheng Mingai e Chong Jing, respectivamente; o vice-presidente da organização em Wuhu, Li Minrui e o diretor do Sindicato Mecânico, Wu Haiming.

Érika Ceconi – Portal CTB