CTB e demais centrais manifestam apoio à greve geral desta 4ª feira na Europa

CTB, CGTB, CUT, FS, Nova Central, Conlutas e UGT se uniram para manifestar seu apoio ao movimento grevista ocorrido em vários países europeus nesta quarta-feira (14), em protesto à crise financeira internacional e às medidas de austeridade tomadas por governos como o de Portugal, Grécia, Espanha, entre outros.

Para tanto, as centrais brasileiras elaboraram três documentos. Cada um deles foi endereçado às embaixadas da Espanha, da Grécia e de Portugal no Brasil, com o sentido de demonstrar que “os trabalhadores brasileiros apoiam as greves gerais convocadas”, “bem como as mobilizações nos demais países europeus e as reivindicações dos trabalhadores/as contra os cortes, retirada de direitos e em defesa do emprego e suas conquistas”.

O texto expõe também a posição das centrais brasileiras sobre o atual cenário socioeconômico na Europa: “As consequências das políticas de austeridade têm sido devastadoras para a classe trabalhadora de alguns países da Europa”, diz o texto. “A injustiça e a ineficácia dessas medidas têm sido denunciadas constantemente pelos sindicatos”.

Cada um dos três documentos traz dados referentes à realidade espanhola, grega e portuguesa. As centrais solicitam que as cartas sejam entregues aos respectivos presidentes dessas nações, como forma de pressioná-los a adotar medidas menos punitivas à classe trabalhadora.

Portal CTB