CTB convoca 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna), no Uruguai

“Construir uma estratégia unitária e que tenha como alvo principal a derrota do conservadorismo no continente” é assim que a CTB pretende contribuir com o 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna), que ocorrerá na capital uruguaia Montevideo de 31 de março a 3 de abril.

Em sua sétima edição, a atividade reúne sindicalistas de todo o continente para expor a situação trabalhista em seus respectivos países e encontrar uma alternativa coletiva e unitária para as lutas da classe trabalhadora.

“Os recentes acontecimentos políticos em nossa região, principalmente na Argentina, Venezuela e Brasil revelam uma nova contraofensiva da direita contra os processos governamentais progressistas”, diz a convocatória divulgada na última segunda-feira (1º/2).

O documento denuncia ainda as ações imperialistas dos Estados Unidos e seus aliados e as investidas na tentativa de oprimir a soberania dos países e povos e exemplifica com os acordos de livre comércio como o Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, sigla em inglês) e o Acordo de Comércio e Serviço (Tisa).

De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, o espaço do Esna é muito importante para que o movimento sindical internacional desenvolva ações que promovam a integração latino-americana e caribenha de forma soberana e complementária.

Para ele, neste momento de avanço das forças conservadoras faz-se necessária a resistência popular para que não haja retrocesso nas conquistas alcançadas durante o ciclo de governos progressistas e de esquerda no continente.

Clique aqui e veja a convocatória e as orientações gerais para a participação no Esna

Portal CTB