Cristina acompanhará Zelaya em retorno a Tegucigalpa; Chávez declina convite

Em "repúdio ao golpe de Estado" em Honduras, Cristina também decidiu "adiar" o envio a Tegucigalpa do novo embaixador argentino na capital hondurenha, destaca um comunicado da Chancelaria.

"A posse do novo embaixador designado era iminente, já que o Governo de Zelaya tinha aprovado" sua indicação, ressaltou o Ministério das Relações Exteriores argentino.

Fontes da Chancelaria disseram à Agência Efe que o embaixador designado para representar o país em Honduras é um "diplomata de carreira".

"Desta maneira, o Governo tomou a decisão de suspender a posse do novo embaixador de nosso país diante de um Governo ilegítimo até que o Governo democrático de Zelaya reassuma", acrescenta a nota oficial.

Por sua vez, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje, em Manágua (Nicarágua), que "por prudência" não acompanhará Zelaya na viagem que este fará de volta a Honduras.

"Eu gostaria ir ao lado de 'Mel' (Manuel Zelaya), mas não devo, porque dizem que eu sou o culpado de tudo (da crise em Honduras). Então, minha presença (em Tegucigalpa) pode ser tomada como desculpa para atos violentos", disse Chávez no aeroporto internacional de Manágua, onde ontem participou de uma reunião da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba).

Segundo a estatal "Rádio Nicarágua", Chávez afirmou que, se acompanhasse Zelaya, não "seria estranho" se um franco-atirador bem treinado atirasse contra o presidente hondurenho e a delegação que o acompanhará.

"Então, não devo (ir a Honduras). Quero, mas não devo. Alguém deve ser prudente", insistiu.

Chávez, porém, afirmou que seu chanceler, Nicolás Maduro, "ficou às ordens" para fazer acompanhara Zelaya. Além disso, advertiu o presidente nomeado pelo Congresso hondurenho, Roberto Micheletti, sobre qualquer agressão.

Se ocorrer "uma agressão de 'Goriletti' – em alusão a Micheletti – contra Manuel Zelaya ou contra aqueles que o acompanharem", os países da Alba não ficarão de "braços cruzados", declarou.

(EFE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.