Cresce a intolerância fascista na Europa

“O imigrante terá um tratamento legal bem pior do que um assassino europeu”, denunciou Paulo Casaca. O número de imigrantes clandestinos na União Européia é hoje estimado em 8 milhões. Mais de 200 mil foram presos no primeiro semestre de 2007 e cerca de 90 mil já foram expulsos.
A nova lei tem um claro espírito fascista e é reveladora da onda direitista que tomou conta da Europa. Mostra também o caráter cínico e desumano do capitalismo neoliberal, que prega a total liberdade para a circulação de mercadorias e de capitais, ao mesmo tempo que restringe a liberdade de ir e vir dos trabalhadores e trabalhadoras estrangeiros (africanos, latino-americanos e asiáticos) em busca de emprego e melhores condições de vida.

Política vergonhosaHá um contraste notável com o comportamento dos países da América Latina, e do Brasil em especial, em relação aos imigrantes europeus, aqui acolhidos de forma solidária e humana, conforme notou o presidente da Bolívia, Evo Morales, em artigo publico neste portal intitulado “A vergonha da política migratória européia”.

As forças progressistas e organizações comprometidas com a defesa dos direitos humanos condenaram de forma enérgica a medida fascista aprovada pelo Parlamento Europeu. “Achamos que o texto aprovado não garante o retorno com segurança e dignidade dos imigrantes irregulares a seus países e estabelece um exemplo extremamente ruim “, assinalou a Anistia Internacional em um comunicado à imprensa sobre o tema.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.