Consulado Geral inaugura busto do mártir da independência de Cuba José Martí

O Consulado Geral de Cuba no Brasil inaugura, no próximo sábado (28), o busto do mártir da independência da ilha caribenha José Martí. O evento marca os 170 anos de nascimento do político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano.

As fitas serão cortadas às 10h30, no portão 13 do Memorial da América Latina, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Para participar, a presença deve ser confirmada pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 97677-1216.

Nascido em Havana, sob tutela da Coroa Espanhola, Martí foi o criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), organizador da Guerra de 1895 e defensor da unificação da América Latina, no ideal chamado de Pátria Grande. Ele morreu em ação militar durante a Batalha de Dos Ríos, em 19 de maio daquele ano, aos 42.

Reverenciado como um dos grandes intelectuais latino-americanos da virada do século, José Martí tem um de seus poemas imortalizado na música Guantanamera, de Joseíto Fernández.

“Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morirme quiero
Echar mis versos del alma Yo vengo de todas partes
Y hacia todas partes voy
Arte soy entre las artes
En los montes, monte soy”

José Martí