Cônsul-geral de Cuba prevê ‘ambiente amistoso’ com Lula, retomadas de parcerias comerciais e até do Mais Médicos

O cônsul-geral de Cuba no Brasil, Pedro Monzón Barata, disse apostar em um “ambiente amistoso” na relação entre as nações latino-americanas após a posse do presidente Lula em janeiro de 2023. Ele esteve presente à sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), durante a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

O diplomata lamentou a quebra nas relações durante o atual governo de Jair Bolsonaro, que impactaram desde as relações comerciais e econômicas, até a posição sobre o embargo americano à ilha caribenha na Assembleia-Geral da ONU de 2019.

“Nós sempre tivemos uma boa relação com o Brasil. Nos últimos três anos tivemos uma troca de política de Estado. O Brasil sempre lutou contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba. Durante 30 anos sucessivos, com votações sucessivas contra o bloqueio. Nas Nações Unidas, a imensa maioria votou contra o embargo (187), excetuando-se os Estados Unidos, Israel e Brasil. Um país amigo que não manteve o apoio e se vinculou às piores posições, em particular no caso do bloqueio”, afirmou Monzón. Vale ressaltar que na última edição, em 2021, o país se absteve da votação.

No entanto, para o cônsul, a mudança política não reflete o posicionamento do povo brasileiro. “Não foi o povo que votou contra Cuba nas Nações Unidas e, sim, políticos específicos. Temos uma idiossincrasia muito parecida, apesar de idiomas diferentes, mas fazemos parte do mesmo núcleo latino, que nos identifica muito”, ponderou.

Com o novo mandato de Lula, entre as expectativas de retomadas de intercâmbio, está o programa Mais Médicos. “Deixamos de atender à população mais humilde do Brasil, com a retirada de 8 mil médicos cubanos devido a uma retórica anti-cubana”, especificou Monzón.

Agora, no horizonte há novas possibilidades: “Tivemos muitas companhias brasileiras na Feira Nacional de Havana. Muitas empresas brasileiras da indústria, alimentação e medicina. Podemos avançar muito mais com o ambiente político favorável que se vai criar. Teremos um ambiente amistoso, como sempre foi, e estamos muito felizes por isso”, finalizou Pedro Monzón Barata. A Feira Nacional de Havana foi realizada este ano na capital de Cuba, entre 14 e 19 de novembro.