Colômbia: Paramilitares ameaçam integrantes do movimento Marcha Patriótica

Diversas organizações integrantes do movimento colombiano Marcha Patriótica foram ameaçadas por paramilitares autodenominados como “Águias Negras”, através de uma carta dirigida ao presidente do sindicato agrário Fensuagro, Alirio Garcia. A mensagem, carregada de insultos e datada do mês de maio em Cundinamarca, declara como “objetivo militar” as direções de 12 organizações “financiadas pela guerrilha para o trabalho junto à população e a construção de um novo movimento”.

As organizações ameaçadas são o sindicato Fensuagro, a Associação Camponesa dos Desplazados (“sem-terra”) – Asocamde, a Coordenação Nacional dos Desplazados – CND, a Associação Nacional de Desplazados da Colômbia – Andescol, a Coordenação Nacional de Organizações Agrárias e Populares – Conap, o Reiniciar (organização dedicada à defesa dos direitos humanos).

Também a Mesa (Coordenadoria) Ampla Nacional Estudantil – Mane, Funhascol, a Associação Nacional de Ajuda Solidária – Andas, a Mesa Nacional de Vítimas, a Casa de Amizade com a Venezuela e a Federação Nacional Sindical Nova Liderança Camponesa.

Os “Águias Negras” advertem aos ameaçados que “lhes restam poucos dias para abandonar a cidade” e os acusa de ser “destacamentos avançados da guerrilha nas cidades”.

A criação da Marcha Patriótica foi consolidada durante a marcha realizada no dia 23 de abril, em Bogotá, com a participação de mais de 80 mil participantes de diversas organizações populares e políticas. O ato foi encerrado na Praça Simon Bolívar. Estiveram presentes 130 delegações internacionais (entre elas a CTB, por meio de seu secretário de Políticas Sociais, Carlos Rogério Nunes), representando países de todos os continentes.

Com informações da Rede Diário Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.