Coletivo Internacional da CTB define agenda de lutas

O coletivo internacional da CTB realizou, na última quarta-feira (9) em São Paulo, sua segunda reunião na qual debateu-se, entre outros temas, as ações a serem realizadas neste ano.

O secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, inaugurou o encontro com uma exposição sobre a conjuntura internacional.

Ele destacou que “o declínio relativo e progressivo do império estadunidense, devido à transição para uma geopolítica multipolar com a ascensão de novos pólos econômicos como o BRICs, [composto pelo Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul] faz com que a realidade torne-se tensa, perigosa e incerta”, expressou o cetebista ao referir-se às tentativas dos Estados Unidos em desestabilizar governos, ele citou como exemplo mais recente a situação da Síria e da Ucrânia, além da Venezuela que desde o começo deste ano está passando por manobras com a finalidade de desgastar Nicolás Maduro.

Nesse quadro, informou Divanilton, o sindicalismo deve disputar essa tendência com sua pauta, destacadamente na América Latina e Caribe e não permitir retrocesso em nossa região. Durante o diálogo, foram apresentadas e distribuídas tarefas para a execução do plano de ação da gestão da secretaria de Relações Internacionais. Também foram destacadas as tarefas para fortalecer o Encontro Sindical Nossa América (ESNA), que terá sua sexta edição no mês de maio em Cuba.

Foi apresentado o plano de ação da Federação Sindical Mundial (FSM) para o próximo biênio (2014-2015), no qual a CTB desenvolve um novo papel na organicidade e agenda internacional, sendo o país escolhido para sediar um simpósio internacional alusivo ao 70º aniversário da entidade, no próximo ano.

No fim do encontro socializou-se para o coletivo a agenda internacional de 2014.

Érika Ceconi – Portal CTB