China tem primeiro dia sem mortes por coronavírus

Desde janeiro, o país registrou 3.331 mortes por causa da pandemia

A China não registrou qualquer morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, algo inédito desde o início da publicação de estatísticas sobre a epidemia do coronavírus, em janeiro, informaram as autoridades de saúde nesta terça-feira.

O gigante asiático, onde o novo coronavírus surgiu no final de 2019, informou seu primeiro falecimento por COVID-19 no dia 11 de janeiro. Desde então, registrou 3.331 mortes por causa da pandemia.

O número diário de mortes estava caindo há semanas e na segunda-feira (6) ocorreu apenas um falecimento, segundo o ministério da Saúde.

Os novos casos de contágio na China continental caíram a partir de março, mas o país enfrenta infecções decorrentes de cidadãos que chegam do exterior, e já há mil casos, segundo a Comissão Nacional de Saúde.

Ferrovias

A cidade de Wuhan, epicentro da pandemia no país asiático que foi totalmente isolada em janeiro, retomará operação de quase 100 trens de passageiros (foto abaixo). O trânsito ferroviário da China cresceu durante o feriado de três dias de Finados (Qingming) ao passo que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) continua se aliviando.

#CHINA-HUBEI-WUHAN-RAILWAY STATION-TRAINS (CN)


As viagens de trem totais no país chegaram a 11,36 milhões durante o feriadão, com a cifra de segunda-feira em 4,125 milhões, o recorde diário desde que o feriado do Ano Novo Lunar chinês terminou no início de fevereiro, de acordo com os dados divulgados pela China State Railway Group Co., Ltd. (China Railway).

O feriado de três dias teve uma média de 260 trens adicionais colocados em operação todos os dias à medida que o país continua garantindo a viagem segura e estável enquanto previne prudentemente a propagação do vírus.

As autoridades ferroviárias locais aumentaram a capacidade de transporte para os trens-bala e aplicaram medidas de contenção como desinfecção e triagem de temperatura corporal.

Nenhum novo caso domesticamente transmitido da COVID-19 foi relatado na parte continental da China nesta segunda-feira e o número de casos severos caiu em 54, para 211, informou nesta terça-feira a Comissão Nacional de Saúde.

Fontes: Carta Capital e Xinhua