China e Rússia dirigem a cena no Taleban

Por Pepe Escobar

primeira coletiva de imprensa do Taleban após o terremoto geopolítico do momento Saigon no fim de semana, conduzida pelo porta-voz Zabihullah Mujahid, foi em si mesma uma virada de jogo.

O contraste não poderia ser maior com aqueles incautos pressuristas na embaixada do Taleban em Islamabad depois do 11 de setembro e antes do início do bombardeio americano – provando que se trata de um animal político inteiramente novo.

No entanto, algumas coisas nunca mudam. As traduções para o inglês continuam atrozes.

Estes são os principais pontos.

  • Não há problema para as mulheres estudarem até a faculdade e continuarem a trabalhar. Eles só precisam usar o hijab (como no Qatar ou no Irã). Não há necessidade de usar burca. O Taleban insiste, “todos os direitos das mulheres serão garantidos dentro dos limites da lei islâmica”.
  • O Emirado Islâmico “não ameaça ninguém” e não tratará ninguém como inimigo. Crucialmente, a vingança – uma plataforma essencial do código Pashtunwali – será abandonada, e isso é sem precedentes. Haverá uma anistia geral – incluindo pessoas que trabalharam para o antigo sistema alinhado pela OTAN. Os tradutores, por exemplo, não serão incomodados e não precisam sair do país.
  • A segurança de embaixadas estrangeiras e organizações internacionais “é uma prioridade”. As forças especiais de segurança do Taleban protegerão tanto aqueles que deixam o Afeganistão quanto aqueles que permanecem.
  • Um forte governo islâmico inclusivo será formado. “Inclusivo” é um código para a participação de mulheres e xiitas.
  • A mídia estrangeira continuará a trabalhar sem ser perturbada. O governo do Taleban permitirá críticas e debates públicos. Mas “a liberdade de expressão no Afeganistão deve estar de acordo com os valores islâmicos”.
  • O Emirado Islâmico do Talibã quer o reconhecimento da “comunidade internacional” – código da OTAN. A esmagadora maioria da Eurásia e do Sul Global o reconhecerá de qualquer maneira. É essencial observar, por exemplo, a integração mais estreita da SCO em expansão – o Irã está prestes a se tornar um membro pleno, o Afeganistão é um observador – com a ASEAN: a maioria absoluta da Ásia não evitará o Taleban.

Para registro, eles também afirmaram que o Taleban conquistou todo o Afeganistão em apenas 11 dias: isso é bastante preciso. Eles enfatizaram “relações muito boas com o Paquistão, a Rússia e a China”. No entanto, o Taleban não tem aliados formais e não faz parte de nenhum bloco político-militar. Eles definitivamente “não permitirão que o Afeganistão se torne um refúgio seguro para terroristas internacionais”. Esse é o código para ISIS / Daesh.

Sobre a questão fundamental do ópio/heroína: o Talibã proibirá sua produção. Portanto, para todos os efeitos práticos, a linha de ratos com heroína da CIA morreu.

Por mais espantosas que essas declarações possam ser, o Taleban nem mesmo entrou em detalhes sobre os acordos de desenvolvimento econômico/de infraestrutura – pois eles vão precisar de muitas novas indústrias, novos empregos e relações comerciais melhoradas com toda a Eurásia. Isso será anunciado mais tarde.

O cara russo

Atentos observadores dos EUA estão comentando, meio de brincadeira, que o Taleban em apenas uma sessão respondeu a perguntas mais reais da mídia dos EUA do que o POTUS desde janeiro.

O que esta primeira entrevista coletiva revela é como o Taleban está absorvendo rapidamente as lições essenciais de relações públicas e mídia de Moscou e Pequim, enfatizando a harmonia étnica, o papel das mulheres, o papel da diplomacia e habilmente neutralizando em um único movimento toda a histeria que assola a OTAN .

O próximo passo bombástico nas guerras de relações públicas será cortar a conexão letal e sem evidências do Talibã-11 de setembro; depois, o rótulo de “organização terrorista” desaparecerá e o Taleban como movimento político será totalmente legitimado.

Moscou e Pequim estão administrando meticulosamente a reinserção do Taleban na geopolítica regional e global. Isso significa que, em última análise, a SCO está gerenciando os estágios de todo o processo, aplicando um consenso alcançado após uma série de reuniões ministeriais e de líderes, levando a uma cúpula muito importante no próximo mês em Dushanbe.

O principal ator com quem o Taleban está conversando é Zamir Kabulov, o enviado presidencial especial da Rússia ao Afeganistão. Em mais um desmascaramento da narrativa da OTAN, Kabulov confirmou, por exemplo, “não vemos nenhuma ameaça direta aos nossos aliados na Ásia Central. Não há fatos que comprovem o contrário. ”

O Beltway ficará surpreso ao saber que Zabulov também revelou, “há muito tempo conversamos com o Taleban sobre as perspectivas de desenvolvimento após sua tomada do poder e eles confirmaram repetidamente que não têm ambição extraterritorial, aprenderam as lições de 2000. ” Esses contatos foram estabelecidos “nos últimos 7 anos”.

Zabulov revela muitas pepitas quando se trata da diplomacia do Taleban: “Se compararmos a negociabilidade de colegas e parceiros, o Taleban há muito me parece muito mais negociável do que o governo fantoche de Cabul. Partimos da premissa de que os acordos devem ser implementados. Até agora, no que diz respeito à segurança da embaixada e à segurança de nossos aliados na Ásia Central, o Taleban tem respeitado os acordos. ”

Fiel à sua adesão ao direito internacional, e não à “ordem internacional baseada em regras”, Moscou sempre faz questão de enfatizar a responsabilidade do Conselho de Segurança da ONU: “Devemos ter certeza de que o novo governo está pronto para se comportar condicionalmente, como nós digamos, de uma maneira civilizada. É quando esse ponto de vista se torna comum a todos, então o procedimento [de retirar a qualificação do Taleban como uma organização terrorista] vai começar ”.

Assim, enquanto os EUA/UE/OTAN fogem de Cabul em espasmos de pânico autoinfligido, Moscou pratica – o que mais – diplomacia. Zabulov: “O fato de termos preparado o terreno para uma conversa com o novo governo do Afeganistão com antecedência é um trunfo da política externa russa.”

Dmitry Zhirnov, embaixador da Rússia no Afeganistão, está trabalhando horas extras com o Taleban. Ele acaba de se encontrar com um alto funcionário da segurança do Taleban. A reunião foi “positiva, construtiva … O movimento Talibã tem os mais amigáveis; a melhor política em relação à Rússia… Ele chegou sozinho em um veículo, sem guardas. ”

Tanto Moscou quanto Pequim não têm ilusões de que o Ocidente já está implantando táticas de Guerra Híbrida para desacreditar e desestabilizar um governo que nem mesmo se formou e nem começou a funcionar. Não é de admirar que a mídia chinesa esteja descrevendo Washington como um “malandro estratégico”.

O que importa é que Rússia-China estão bem à frente da curva, cultivando caminhos paralelos de diálogo diplomático com o Taleban. É sempre importante lembrar que a Rússia abriga 20 milhões de muçulmanos e a China, pelo menos, 35 milhões. Eles serão chamados para apoiar o imenso projeto de reconstrução do Afeganistão – e plena reintegração da Eurásia.

Os chineses previram

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, previu isso semanas atrás. E isso explica a reunião em Tianjin no final de julho, quando ele hospedou uma delegação de alto escalão do Taleban, liderada por Mullah Baradar, de fato conferindo a eles total legitimidade política. Pequim já sabia que o momento Saigon era inevitável. Assim, a declaração que enfatiza a China espera “desempenhar um papel importante no processo de reconciliação e reconstrução pacífica no Afeganistão”.

O que isso significa na prática é que a China será parceira do Afeganistão em investimentos em infraestrutura, via Paquistão, incorporando-a a um Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC) expandido para diversificar os canais de conectividade com a Ásia Central. O corredor da Nova Rota da Seda de Xinjiang ao porto de Gwadar no Mar da Arábia se expandirá: a primeira ilustração gráfica é a construção chinesa da ultraestratégica rodovia Peshawar-Cabul.

Os chineses também estão construindo uma estrada principal através do corredor deserto geologicamente espetacular de Wakhan, do oeste de Xinjiang até a província de Badakhshan, que, aliás, está agora sob total controle do Taleban.

A troca é bastante direta: o Taleban não deve permitir nenhum refúgio seguro para o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental (ETIM) e nenhuma interferência em Xinjiang.

A combinação geral de comércio / segurança parece uma combinação ganha-ganha certificada. E nem mesmo estamos falando sobre acordos futuros que permitam à China explorar a imensa riqueza mineral do Afeganistão.

Mais uma vez, o Big Picture se parece com a dupla hélice Rússia-China, conectada a todos os “stans”, bem como ao Paquistão, desenhando um plano de jogo / roteiro abrangente para o Afeganistão. Em seus múltiplos contatos com russos e chineses, o Taleban parece ter entendido totalmente como lucrar com seu papel no Novo Grande Jogo.

A extensão do Novo Eixo do Mal

As táticas da Guerra Híbrida Imperial para neutralizar o cenário são inevitáveis. Tomemos a primeira proclamação de uma “resistência” da Aliança do Norte, em teoria liderada por Ahmad Masoud, filho do lendário Leão de Panjshir morto pela Al-Qaeda dois dias antes do 11 de setembro.

Conheci o pai Masoud – um ícone. Informações privilegiadas afegãs sobre o filho de Masoud não são exatamente lisonjeiras. No entanto, ele já é um queridinho dos europeus acordados, com uma pose glamorosa para a AFP, uma visita improvisada ao Panjshir pelo filósofo vigarista Bernard-Henri Levy e o lançamento de uma espécie de manifesto publicado em vários jornais europeus, exibindo todos os bordões : “Tirania”, “escravidão”, “vingança”, “nação martirizada”, “gritos de Cabul”, “nação acorrentada”, etc.

Todo o cenário cheira a um gambito do “filho de Shah” [do Irã]. O filho de Masoud e sua mini-milícia estão completamente cercados nas montanhas Panjshir e não podem ser de fato eficazes, mesmo quando se trata de arregimentar os menores de 25 anos, dois terços da população afegã, cuja principal preocupação é encontrar empregos de verdade em um economia real nascente.

Acordou as “análises” da OTAN sobre o Afeganistão do Taleban nem mesmo se qualificam como irrelevantes, insistindo que o Afeganistão não é estratégico e até perdeu sua importância tática para a OTAN. É um espetáculo lamentável que ilustra como a Europa está desesperadamente atrás da curva, mergulhada no neocolonialismo de marca registrada da variedade White Man’s Burden enquanto rejeita uma terra dominada por clãs e tribos.

Espere que a China seja uma das primeiras potências a reconhecer formalmente o Emirado Islâmico do Afeganistão, ao lado da Turquia e, mais tarde, da Rússia. Já aludi à vinda de um Novo Eixo do Mal: ​​Paquistão-Talibã-China. O eixo será inevitavelmente estendido à Rússia-Irã. E daí? Pergunte ao mulá Baradar: ele não está nem aí.