Chanceler cubano espera normalizar relações com UE

Madri, 14 out (Lusa) – O ministro cubano das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, disse estar confiante na normalização do relacionamento entre a União Européia (UE) e Cuba, um processo em que o apoio da Espanha tem sido fundamental e que começa, formalmente, na quinta-feira.

As declarações de Pérez Roque foram feitas em Madri, durante uma entrevista coletiva com o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, que anunciou um programa de apoio à reconstrução das áreas devastadas pelos últimos furacões em Cuba, num total de 24,5 milhões de euros (R$ 71,6 milhões).

O apoio é destinado a sanar os danos que o governo cubano estima tenham sido de mais de US$ 5 bilhões, disse Pérez Roque, incluindo casas destruídas e área agrícola danificada.

Madri vai ainda negociar a "reestruturação" da dívida comercial cubana com a Espanha e definir o montante e formato de uma linha de crédito para o país.

Moratinos confirmou ainda que o primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, deverá se deslocar a Cuba no próximo ano, aceitando um convite formulado pelo líder cubano, Raul Castro.

Proximidade

Para o chefe da diplomacia espanhola, a visita confirma o "bom momento" do relacionamento bilateral entre Cuba e Espanha marcado pela "cordialidade" e pela vontade "em olhar para o futuro".

Segundo Moratinos, a Espanha também apóia os esforços de restaurar a normalidade nas relações entre Cuba e UE, em particular depois da decisão de suspender as sanções, tomada em junho último.

Pérez Roque disse estar satisfeito com o apoio espanhol, lembrando que vários países da UE já mantém um relacionamento forte com Cuba. Anualmente, a ilha recebe um milhão de turistas europeus, além de grande parte dos investimentos estrangeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.