CGT mobiliza trabalhadores franceses para derrotar Sarkozy no 2º turno

A Central Geral de Trabalhadores (CGT) da França divulgou uma nota nesta terça-feira (24), na qual convoca a população de todo o país a se mobilizar pela derrota de Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais, marcado para o dia 6 de maio.

O primeiro turno da corrida presidencial ocorreu no último domingo (22). Na ocasião, o socialista François Hollande obteve 28,56% dos votos, à frente do atual presidente Sarkozy, com 27,07%. A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar, com 18,12%, seguida pelo representante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (11,10%) e do centrista François Bayroux (9,11%).

“Derrotar Sarkozy e escolher um novo presidente da República é necessário neste momento. É contribuir para conseguirmos obter um contexto mais favorável às nossas reivindicações e ao progresso social pelo qual lutamos”, diz o texto da nota divulgada pela CGT.

“É importante que em 6 de maio os assalariados franceses vão em massa às urnas. Diante dos projetos implementados pelo atual presidente, sua reeleição resultará, com certeza, em uma nova fase de perdas sociais e de riscos para os trabalhadores”, defende a CGT, que em nenhum momento defende o voto no socialista Hollande. Seu posicionamento é fundamentalmente um chamado contra Sarkozy.

Para a organização sindical francesa, o resultado das urnas no último domingo demonstra que a maioria do país quer outro nome no lugar hoje ocupado por Sarkozy. “A rejeição a sua política antissocial e a seu autoritarismo foi massiva”, defende a CGT, que alerta para o apoio que o atual presidente deverá receber da extrema-direita. “Até 6 de maio continuaremos com nossa luta de ideias, contra a exclusão e o preconceito”, sustenta o documento.

Com informações da France 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.