Dirigentes da CTB se solidarizam com sindicalistas gregos

Encerrando os encontros em Atenas a delegação da CTB – composta pelo vice-presidente da FSM, o secretário de Relações Internacionais e o presidente, João Batista Lemos, Divanilton Pereira e Adilson Araújo, respectivamente –  realizou um encontro, na última quinta-feira (13),  com a direção da Frente Militante de Todos os Trabalhadores da Grécia (Pame, por sua sigla em grego) no qual participaram seu secretário-geral George Perros e o secretário de Relações Internacionais, George Pontikos acompanhados da assessora Rodoula Sigula.

Em sua abordagem inaugural, o secretário-geral saudou a honrosa presença da CTB em sua sede – um belíssimo e histórico prédio no centro da cidade e discorreu sobre a dramática situação política, econômica e social da Grécia, em especial a dos trabalhadores e das trabalhadoras. Ele Informou que a taxa de desemprego no país está em 28% – na juventude é de 60% – e que a Grécia já chegou a demitir mil trabalhadores por dia. Nessa estatística não constam os trabalhos temporários.

George Perros denunciou que apenas seis empresários monopolizam a economia grega e que sob a condução de um governo social-democrata e liberal, continuam aprofundando as medidas contra seu povo. Demissões, redução de pensões, privatizações (energia e água), redução do salário mínimo do país – de 751 euros para 560 – são medidas que transferem o ônus da crise para ombros do povo.

Nos dias 18 e 25 de maio ocorrerão as eleições do parlamento e do poder municipal. Alguns sindicalistas da Pame disputarão mandatos legislativos.“Nesse contexto não cabe conciliação, nem omissão, a Pame continuará denunciando o capitalismo e resistindo contra sua mais recente ofensiva contra a classe trabalhadora”, encerrou o dirigente.

Adilson Araújo, em sua abordagem, prestou toda a solidariedade da Central à classe trabalhadora grega, sustentou que os efeitos da crise capitalista têm atingido todo o mundo, mas não com a mesma intensidade, citando como exemplos alguns países da América Latina, dentre eles o Brasil.

O presidente da CTB discorreu sobre a transição em curso no Brasil, com suas contradições e limites, e que atualmente a CTB luta por uma nova arrancada pelo desenvolvimento e a valorização do trabalho.Ele colocou a central brasileira à disposição para desenvolver intercâmbios e cooperações que visem a defesa dos trabalhadores, bem como um projeto internacional voltado para a formação política e ideológica dos militantes do movimento sindical e social numa perspectiva socialista.

Já o dirigente cetebista e vice-presidente da FSM, João Batista Lemos, reforçou os laços ideológicos entre as duas organizações sindicais e que ficou impressionado que mesmo numa situação de profunda dificuldade, a Pame consiga liderar campanhas de solidariedade entre os trabalhadores – na entrada do prédio havia inúmeras cestas básicas recolhidas dos trabalhadores de grandes empresas para serem distribuídas as vítimas de um furacão. “ Isso é uma lição para todos nós”, frisou Batista.

Coube à Divanilton Pereira, encerrando o encontro, resgatar os compromissos históricos e atuais entre as entidades, lembrando que a América Latina passou por situações difíceis há poucas décadas e com a resistência da classe trabalhadora acumulou forças e produziu mais recentemente novos horizontes para seus povos.Anunciou ao final, que levará proposta à direção da CTB para que esta realize uma campanha de solidariedade entre a sua base de representação sindical, em apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Grécia.

Pame

Pame é um movimento político-sindical do país constituído há 15 anos. Filiado à Federação Sindical Mundial (FSM), conta com uma representaçãode 900 mil sindicados. Nela integram-se as correntes de opiniões sindicais mais consequentes e combativas da Grécia. E que, sobretudo, a partir da crise capitalista, vem liderando a resistência contra os ataques brutais aos direitos sociais e laborais dos trabalhadores. Desde 2010 já lideraram trinta greves gerais no país, envolvendo diversas federações e sindicatos de base, principalmente do setor privado.

De Atenas, Grécia
Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais da CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.