Cetebista toma posse na Confederação dos Educadores Americanos

A capital cubana foi sede do 20º Congresso Ordinário da Confederação dos Educadores Americanos (CEA) que ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro e reuniu trabalhadores em educação provenientes de mais de dez países da América Latina e da Península Ibérica. Durante o evento, a cetebista Maria Clotilde Lemos Petta foi eleita vice-presidente da CEA. A dirigente é a coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

Com o lema “Hoje e Sempre, Construindo a Unidade Continental, o serviço de mais e melhor educação para nossos povos (1928- 2015)”, o encontro reafirmou a luta por uma educação pública de qualidade. Em seu discurso, Clotilde ressaltou a importância em realizar esta atividade em Cuba, no momento em que aquele paísrestabeleceu suas relações com os Estados Unidos após mais de meio século de rompimento.

As delegações internacionais tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), além de trocar experiências sobre diversos temas ligados à educação e ao mundo do trabalho. Neste sentido, a dirigente destacou o reconhecimento da qualidade da educação na ilha caribenha, apesar das sanções sofridas pelo governo americano. “O envolvimento da família e das comunidades nas escolas é uma maneira de fortalecer o ensino no país”, disse.

Na avaliação de Clotilde, “é preciso defender o papel estratégico da educação com o compromisso social”. Na delegação brasileira também estavam presentes Nara Teixeira, presidente da CTB Mato Grosso, Rodrigo de Paula, secretário da Juventude da Contee e Wellington Teixeira, eleito secretário de Políticas Sindicais da CEA.

No fim do evento foi aprovada a Carta de Havana (leia aqui a íntegra em espanhol)

Portal CTB