Centrais francesas convocam jornada de luta para o dia 14 de novembro

A Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), a Confederação Geral do Trabalho (CGT), entre outras entidades, divulgaram um comunicado conjunto anunciando a sua participação na jornada europeia de luta contra a austeridade e pelo emprego no próximo dia 14 de novembro.

Nesse mesmo dia estão já convocadas greves gerais em Portugal, na Espanha, na Grécia e aguardam-se decisões em países como Chipre, Malta e Itália.

As organizações sindicais francesas reafirmam a sua “firme oposição às medidas de austeridade que fazem mergulhar a Europa na estagnação econômica, ou na recessão”. O comunicado afirma que as medidas, longe de restabelecerem a confiança, nada mais fazem que agravar os desequilíbrios e criar as injustiças.

As centrais alertam que o desemprego não para de crescer em França, a precariedade cresce e os planos de demissões multiplicam-se. Há 11 milhões de pessoas atingidas pela exclusão ou a pobreza, entre os quais muitos reformados.

O comunicado alerta também para o tratamento de choque dado à Grécia, Espanha e Portugal, que mostram que as políticas de austeridade levam “à destruição de direitos sociais”, o que põe em causa a coesão social e os valores garantidos pela Carta dos direitos fundamentais, criando uma situação que “ameaça a própria construção europeia”.

O comunicado adianta propostas como uma verdadeira coordenação de políticas econômicas e de medidas de solidariedade concretas, a negociação de um “contrato social” a nível europeu, e medidas de relançamento europeu.

Fonte: Esquerda.net