Calderón anuncia aumento da presença militar nas ruas

O presidente do México, Felipe Calderón, anunciou hoje que o governo federal ampliará a presença de tropas militares nas ruas do país, especialmente na região centro-oeste, onde está a cidade de Morelia, no estado de Michoacán.

Há duas semanas, o local foi palco de um atentado realizado durante as comemorações do Dia da Independência, quando oito pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após a explosão de duas granadas.

Hoje, durante a celebração do 243º aniversário de José María Morelos, herói da independência do país e considerado um dos "pais da pátria mexicana", realizada na mesma cidade de Morelia, o presidente anunciou que dobrará a quantidade de forças de segurança nas ruas.

"O México deve saber que não está sozinho, nem nunca estará. Por isso, hoje anuncio a vocês que o governo dobrará, a partir desta data solene, a presença do Exército, da Marinha e das forças federais", afirmou. Durante as festividades de hoje, foram montados 14 bloqueios na cidade, em que policiais e soldados trabalhavam com o apoio de cães adestrados e aparelhos detectores de metal.

Segundo Calderón, as Forças Armadas permanecerão em Michoacán — que é seu estado natal — "enquanto prevalecerem as ameaças à paz e à segurança dos mexicanos". O presidente ressaltou, porém, que a segurança será fortalecida também em outras regiões do país.

Para combater o crime organizado e a onda de violência que há meses assusta a sociedade mexicana, Calderón pediu o apoio do Congresso e do Poder Judiciário. "Não podemos hesitar", disse. (ANSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.