Cafeicultores colombianos anunciam greve em 28 de abril

O movimento colombiano “Dignidade Cafeeira” anunciou, na última segunda-feira (24), sua  participação na greve nacional agrária convocada para o próximo 28 de abril que ocorrerá caso o governo não cumpra os acordos negociados em 2013.

Os cafeicultores fizeram uma assembleia geral no município de Córdoba, dando leitura a um documento assinado por dirigentes de 13 cidades no qual ratifica “a mobilização do dia 28 de abril”, que dependerá “da atitude do governo frente ao cumprimento do já acordado com o setor”.

Neste sentido, o dirigente Carlos Arturo López rejeitou o denominado Pacto Nacional Agropecuário proposto pelo governo  por considerar que “através dele serão financiados projetos que não resolverão os problemas que afetam ao campesinato”. De acordo com ele esta medida fortalece apenas os governos locais.

Diante destas ameaças de paralisação, o presidente colombiano Juan Manuel Santos ordenou para seus ministros manterem em diálogo constante com os setores camponeses para tentar evitar a iniciativa, pois se as greves se ocorrerem, será em plena campanha eleitoral presidencial que ocorrerá em 25 de maio. 

Com informações da TeleSUR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.