Brasil não envia representante à Cúpula da Celac

Começa nesta quarta-feira (25) a 5º Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) na República Dominicana. Os presidentes do Brasil, Michel Temer, e da Argentina, Maurício Macri, já anunciaram que não participarão. Este é o primeiro encontro dos países membros após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que durante sua campanha fez uma série de ataques ao continente.

ais de dez chefes de Estado e 30 ministros das Relações Exteriores confirmaram presença no evento que começa a reunir os participantes já nesta terça-feira (24). Não há nenhum registro relativo ao evento na agenda do chanceler José Serra.

Nesta terça-feira (24) os 30 ministros farão uma reunião prévia à cúpula para revisar a “Declaração de Punta Cana”, documento oficial do encontro, e outras 19 declarações especiais que devem ser assinadas pelos chefes de cada delegação.

Um dos principais temas a ser debatido neste encontro é o fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, que mesmo depois da reaproximação diplomática entre os dois países não deu sinais de enfraquecimento. Além disso, a devolução do território cubano ocupado pelos norte-americanos para a base Guantánamo.

Esta é a primeira vez que os países da América Latina e Caribe se reúnem depois da posse de Donald Trump, o clima é de incertezas quanto às medidas que serão adotadas para a região. Recentemente o presidente da Unasul, Ernesto Samper, afirmou que “nunca havia sido tão enigmática a chegada de um novo presidente dos Estados Unidos”.

Os chefes de Estado e ministros vão debater ainda temas relacionados à soberania alimentar, migração, desenvolvimento nacional, desarmamento nuclear, questões de gênero, preservação dos idiomas indígenas e o tema considerado “problema mundial”: guerra às drogas.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, justificou sua ausência na cúpula devido aos incêndios florestais que devastaram várias regiões de seu país.

Do Portal Vermelho
Foto: Agência EFE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.