Brasil e Bolívia assinam programa sobre comércio

Durante reunião entre representantes dos governos do Brasil e da Bolívia, realizada em Brasília, foi assinado o Programa Executivo de Trabalho para fortalecer, ampliar e diversificar o comércio bilateral entre os dois países. Além de ações destinadas ao incremento do comércio, no âmbito de mecanismos já estabelecidos como a Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral Brasil-Bolívia, ficou acordado que a Bolívia enviará uma missão técnica a Brasília, na primeira quinzena de agosto de 2008.

O objetivo é manter encontros com entidades brasileiras que permitam identificar ações de cooperação na área de comércio exterior a serem apresentadas na IV Reunião da Comissão de Monitoramento, prevista para agosto, em La Paz. O documento foi assinado durante visita do vice-ministro de Relações Econômicas e Comércio Exterior da Chancelaria Boliviana, embaixador Pablo Guzmán, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), quando foi recebido pelo secretário-executivo, Ivan Ramalho.

Até junho deste ano, o intercâmbio comercial entre Brasil e Bolívia foi de US$ 1,819 bilhão, número que representa um aumento de 68% sobre o mesmo período de 2007, quando a corrente de comércio atingiu US$ 1,082 bilhão. No mesmo período, as exportações brasileiras para a Bolívia somaram US$ 517 milhões, uma alta de 24,7% sobre o mesmo período do ano passado. As compras brasileiras oriundas do país alcançaram US$ 1,302 bilhão nos seis primeiros meses do ano, o que significou um incremento de 94,9% sobre o resultado de igual período do ano anterior (US$ 668,1 milhões).