Biotecnologia cubana contribui para enfrentar 26 doenças

Os lucros dos pesquisadores do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba (CIGB) contribuem para o diagnóstico, prevenção e tratamento de 26 doenças na ilha caribenha. 

A instituição insígnia da biotecnologia cubana, fundada em 1 de julho de 1986 pelo líder da Revolução, Fidel Castro, conta hoje com mais de 50 projetos de investigação e desenvolvimento de vacinas humanas e veterinárias, proteínas recombinantes para uso terapêutico, peptídeos sintéticos, anticorpos monoclonais, sistemas para diagnósticos, bem como da biotecnologia de plantas e a acuicultura.

Os resultados do CIGB impactam na saúde, a agricultura e o meio ambiente, e mostram entre suas principais conquistas o fato de qque cerca de 49 mil pacientes cubanos têm sido favorecidos com o tratamento do Heberprot-P.Esse produto facilita a cicatrização das úlceras complexas do pé diabético e reduz o risco de amputação no 78 % dos casos.

Atualmente, Heberprot-P emprega-se em 185 mil pacientes de outros países, e incrementa-se o tratamento com este preparado a nível internacional com sua incorporação na lista de medicamentos essenciais e vitais de Rússia.

Entre outros produtos inovadores do CIGB destaca ademais HeberNasvac, um medicamento para o tratamento da hepatite B crônico, administrado pelas vias nasal (fundamentalmente) e subcutânea, que exerce mais eficácia antiviral que os tratamentos existentes e com menos reações adversas. Igualmente, Proctokinasa é outro fármaco com efetividade comprovada para tratar as hemorróidas agudas.

Em forma de supositórios, elimina os trombos e micro trombos presentes nesse processo inflamatório, evita a trombectomía e outros procederes invasivos (quirúrgicos e endoscópicos) nas hemorróidas trombosadas e garante a rápida reincorporação dos pacientes ao trabalho e a suas atividades quotidianas.

Por outro lado, entre outros novos sucessos também está a disponibilidade nas farmácias nacionais da prova de diagnóstico de gravidez HeberFast Line Maternitest II, que brinda maior acessibilidade às mulheres em idade fértil (entre 12 e 49 anos) a um método cômodo e rápido para obter um resultado confiável sobre a possibilidade de uma gravidez.

No setor agropecuário, o CIGB conseguiu novos acordos de comercialização da vacina Gavac para o controle carraças , que afetam a sobrevida do ganhado bezerro , o qual, além de seu uso em Venezuela, se incorporaram novos países como Panamá, Nicarágua, Brasil e México.

Desponta também uma nova vacina contra a peste suína clássica, com licença especial para ensaios controlados em campo neste ano, que é não replicativa, confere proteção temporária contra esta doença e elimina sua transmissão horizontal e vertical, uma condição única no mundo.

Em geral, os produtos do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia servem para tratar doenças como Hepatite B e C; Meningite por Hib, Leucemia mieloide crônica, Mieloma múltipla, Melanomas, Carcinoma basocelular de pele, Linfomas cutâneo e não-Hodgkin, Câncer de rim, Câncer de vejiga, Hemangioma da infância, Neutropenia, Anemias não ferriprivas, Papilomatosis respiratória recorrente.

Também para enfrentar a Conjuntivites hemorrágica, Infarto Agudo do Miocárdio, Ulceras do pé diabético, Imunodeficiência celular, Herpes zoster e simples, Queimaduras, Diagnóstico do HIV, e para realizar diagnósticos de Hepatite C, da gravidez, de rotavirus e da doença celíaca.

Prensa latina 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.