Ato homenageia Igor Urrutikoetxea, sindicalista basco falecido há dois anos

No último sábado (28), foi realizada uma homenagem em memória ao sindicalista basco Igor Urrutikoetxea, falecido há dois anos no Brasil.

Igor era secretário de Relações Internacionais do LAB e estava no Brasil para o 2º Congresso da União Internacional dos Sindicatos da Metalurgia e da Mineração (UISMetal), que aconteceu no final de outubro de 2013. O sindicalista era secretário-geral da entidade e passou o cargo para o brasileiro Francisco Silva, secretário de Relações Internacionais da Fitmetal.

Após o encontro, ele se afogou na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Igor ficou internado durante um mês, porém não resistiu.

As homenagens ao sindicalista – realizadas em Lezaman, sua cidade natal – reuniram amigos, parentes e diversas lideranças sindicais.

Igor era membro do conselho mundial da FSM, tinha 38 anos, era o caçula da família e deixa duas irmãs e esposa.

“A melhor homenagem que podemos fazer a Igor é avançar na luta de libertação da classe trabalhadora e dos povos oprimidos de todo o mundo”, afirma Francisco Sousa, atual secretário-geral da UISMetal. “Rendemos nossa homenagem à memória de Igor levantando a bandeira do socialismo, única alternativa progressista para fazer frente aos impasses do capitalismo”.

Fonte: Fitmetal 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.