CTB, FSM e Intersindical fazem ato em defesa do retorno da democracia no Peru

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Federação Sindical Mundial (FSM) e a Intersindical farão um ato sindical e popular, nesta sexta-feira (10), em defesa do retorno da democracia no Peru e pela renúncia da presidenta Dina Boluarte. A mobilização será realizada a partir das 14h, em frente à sede do Consulado Geral do país sulamericano, na Avenida Paulista, 2439, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

No último domingo (5), o governo local decretou emergência de 60 dias nos estados do Amazonas, Madre de Dios, Cusco, Puno, Apurímac, Arequipa, Moquegua e Tacna, em função das séries de protestos que pedem a saída da atual chefe do Executivo. Também foi decretado estado de exceção nas regiões de Lima e El Callao durante todo o mês de fevereiro. Até o momento, os conflitos deixaram pelo menos 65 mortos.

“O movimento sindical exige o retorno da democracia no Peru, onde a atual presidente e o Congresso deram um golpe de Estado, afastando o presidente”, afirmou o secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério de Carvalho Nunes.

Boluarte, que tomou posse após a deposição do presidente Pedro Castillo pelo Congresso e sua prisão, em 7 de dezembro, conta com reprovação de 76% da população, de acordo com o Instituto de Estudos Peruanos (IEP).