Argentinos celebram 93º aniversário do comandante Che Guevara

De sua cidade natal, Rosário, passando por Buenos Aires, Córdoba e outras cidades, argentinos e latino-americanos prestarão hoje homenagem ao heróico guerrilheiro Ernesto Che Guevara em seu 93º aniversário, com diferentes iniciativas.

Quase pela manhã, aos pés do Monumento à Bandeira, em Rosário, membros do Movimento Argentino de Solidariedade com Cuba (MasCuba) junto com organizações sociais e políticas abrirão o programa de homenagem ao revolucionário latino-americano naquele lugar histórico, que simboliza a façanha da criação da bandeira que o General Manuel Belgrano fez voar pela primeira vez.

Enquanto isso, a partir da província de Buenos Aires, será realizado um ato simbólico na Plaza San Martín, na cidade de Moreno, com a colocação de uma placa sobre o busto do Che localizado ali.

Três poemas inéditos dedicados a sua figura também serão lidos e um mural será revelado em um bairro próximo.

Como na cidade cubana de Santa Clara, onde seus restos mortais repousam, e na Bolívia, onde foi assassinado, de sua Argentina natal, a guerrilha se multiplicará em várias homenagens que terão seu clímax com um painel ao vivo na Internet intitulado Che, anti-imperialismo, Patria Grande e socialismo.

Na palestra estarão presentes sua filha Aleida Guevara, de Havana, o embaixador cubano na Argentina, Pedro Pablo Prada, a filósofa Adriana Rossi, o cientista político Atilio Borón, o referente de MasCuba Noberto Champa Galiotti e a chilena Florencia Lagos.

Como culminação, à noite, será transmitido um concerto virtual na Argentina, reunindo várias vozes latino-americanas como o argentino Leonel Capitano e o chileno Francisco Villa, entre outros.

Fonte: Prensa Latina

Ouça abaixo música composta por Geraldo Vandré em homenagem a Che Guevara

E Hasta siempre, na voz de Nathalie Cardone

Se inscreva no nosso canal no YouTube /TVClassista

Compartilhar: