África do Sul: Mandela homenageado por políticos e velhos companheiros

Qunu (África do Sul), 19/07 -Dirigentes da África do Sul, do ANC, velhos companheiros e amigos próximos, num universo de cerca de 500 pessoas, prosseguiram hoje (sábado), em Qunu, com as celebrações alusivas ao 90º aniversário natalício de Nelson Mandela, assinalado sexta-feira.

O chefe de Estado, Thabo Mbéki, e o seu provável sucessor em 2009, Jacob Zuma, líder do Congresso nacional africano (ANC), contavam-se entre as figuras de realce convidadas para a festa " privada", realizada debaixo de uma grande tenda instalada próxima da residência do antigo presidente (1994-1999), na aldeia rural onde passou a sua infância.

" Nós reunimos aqui para celebrar a vida e a herança de um pai, de um grande pai, de um camarada, de um combatente, de um aglutinador da nação e de um homem de Estado", declarou Zuma, na sua breve alocução.

O antigo arcebispo anglicano da África do Sul, Prémio Nobel da Paz, tal como Mandela, Desmond Tutu, o antigo presidente da Zâmbia, Kenethe Kaunda, os antigos companheiros do centro de detenção de Robben Island, tais como Ahmed Kathrada e Mac Maharaj, ou o seu antigo advogado, Geroge Bizos, figuravam entre os convidados de honra.

Os membros da família do clã Xhosa de Mandela, vestidos com trajes tradicionais, animaram a festa com músicas do seu reportório, tendo sido colocado no local um forte dispositivo policial.

Mandela, a par da homenagem de que foi objecto no mundo inteiro, festejou sexta-feira, os seus 90 anos, na intimidade familiar, jornada que marcou igualmente o 10º aniversário do seu elance matrimonial com Graça Machel.

Numa curta entrevista, algo que tem sido raro nos últimos tempos, o velho herói da luta anti-apartheid e da reconciliação denunciou na ocasião, as desigualdades e a pobreza ainda visíveis no seu país, após 14 anos de democracia multiracial.

" Há muitos ricos na África do Sul e eles poderiam dividir as suas riquezas com aqueles que não tiveram a sorte de sair da pobreza", lamentou Nelson Mandela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.