Agora é agência canadense que espiona o Brasil

O Brasil é vítima de espionagem internacional mais uma vez. O “Fantástico”, da TV Globo, apresentou novas denúncias de Edward Snowden, através de entrevista com o jornalista britânico Glenn Greenwald que acusou a Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês) de espionar o Ministério de Minas e Energia. Na mira do órgão estava a rede de comunicações da pasta – telefonemas, e-mails e uso da internet –, que, segundo o documento, foi mapeada em detalhes, segundo Greenwald. 

Segundo a reportagem há registro de ligações telefônicas feitas do Ministério para outros países, como o Equador, com chamadas frequentes para a Organização Latino-Americana de Energia (Olade). No Peru, o número chamado é o da Embaixada do Brasil. Pela internet, a agência canadense acessou a comunicação entre os computadores do ministério e computadores de países do Oriente Médio, da África do Sul e até do próprio Canadá, entre muitas outras.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou nesta segunda-feira (7) o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de que comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério das Relações Exteriores foram espionadas pelo órgão de inteligência canadense. Em nota divulgada pelo Itamaraty, o ministro manifesta a “indignação” do governo brasileiro e classifica a ação de inaceitável e grave.

 “O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje (7), o embaixador do Canadá em Brasília, Jamal Khokhar, para transmitir a indignação do governo brasileiro e requerer explicações sobre a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estariam sendo objeto de espionagem por órgão de inteligência canadense”, diz o texto.

Já passa da hora de votar o Marco Civil da Internet e de garantir segurança ao país e aos cidadãos brasileiros para não se verem na condição de espionados por nações estrangeiras com interesses espúrios.

Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.