AFL-CIO faz ofensiva a favor de Barack Obama

A maior organização sindical dos Estados Unidos, AFL-CIO, distribuiu 600 mil folhetos em quatro Estados em um esforço para ajudar Barack Obama. Os folhetos da AFL-CIO mostram Obama fazendo o juramento no Senado, com a mão sobre a Bíblia. Combater os rumores falsos sobre a biografia de Obama tornou-se parte importante da campanha democrata.

Embora já tenha contado inúmeras vezes sobre sua conversão ao cristianismo já adulto, pesquisas apontam que cerca de 3% dos eleitores ainda acham que ele é muçulmano. Os folhetos criados pela AFL-CIO serão enviados pelo correio em Ohio, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin. Os trabalhadores sindicalizados apóiam tradicionalmente os democratas, mas, neste ano, a AFL-CIO espera que ao menos 25% dos seus associados vão às urnas em 4 de novembro como um eleitorado único.

Com 10,5 milhões de membros, estes votos podem dar a Obama uma vitória. A estratégia contra os rumores sobre Obama, dizem os líderes da organização, ajudará a campanha democrata a angariar mais votos. "Nós sentimos que é importante colocar os fatos na mesa", disse o porta-voz da AFL-CIO, Steve Smith.

Maquinário político

A própria equipe de Obama lançou um site recentemente para combater os rumores, explicando a história verdadeira e pedindo para que os internautas enviem o link para conhecidos. A maior divulgação dos boatos acontece justamente na Internet, nas correntes de e-mails iniciadas por grupos contrários a Obama.

A AFL-CIO prometeu colocar à disposição de Obama todo seu maquinário político e parte de sua verba — algo em torno de US$ 200 milhões — na campanha. "Nós estamos orgulhosos de ficar ao lado do senador Barack Obama para ajudar a nossa nação a seguir um curso que melhorará a vida para as gerações de trabalhadores e seus filhos", disse o presidente da organização, John Sweeney.